TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O método de investigação na psicologia Histórico-cultural e a pesquisa sobre o psiquismo humano

Por:   •  28/10/2016  •  Resenha  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  513 Visualizações

Página 1 de 3

O objetivo do trabalho é explicitar os pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa sobre a constituição e o desenvolvimento histórico do psiquismo humano segundo a psicologia histórico-cultural e o método materialista histórico-dialético.

Vigotsky, possuía princípios socialistas, objetivava o acesso igualitário a cultura e propôs a construção de uma nova psicologia, fundamentada no materialismo histórico e dialético, que entende o ser humano como uma unidade de um conjunto inteiro.

A tese central do estudo do psiquismo, seria o desenvolvimento histórico e cultural através do desenvolvimento humano por meio do processo de socialização, com foco na humanização. Isto é, a vida em sociedade determina as diretrizes do homem e não o inverso, o indivíduo nasce e na sociedade ele é moldado, e nessa vida em sociedade o homem encontra possibilidades, mas não há uma ordem natural dos acontecimentos e sim cultural, mas ainda está sujeito as mudanças biológicas hereditárias, o homem se adapta ao meio e também transforma esse meio, constrói e produz com sua atividade, o trabalho.

O homem usa linguagens para se comunicar, essa é sua forma de expressão, e ele interage entre o mundo e a sociedade. É essa capacidade de interagir e a subjetividade humana que diferencia o homem e o animal, que é a consciência, identidade, sentimentos, emoções, e a capacidade de significar,

A interação social, que é uma função social exercida nas relações, primeiramente são ações sociais que se tornam individuais depois de apropriadas. Isso é a plasticidade do cérebro humano que permite que as transformações ocorram.

A teoria de Vigotsky é instrumental, histórica e cultural. É instrumental, por se referir à  natureza mediada das funções psicológicas superiores. Diferentemente dos animais, que mantém relação direta com a natureza, o processo de hominização surge com o trabalho, que inaugura a mediação com o uso de signos e instrumentos, permitindo a modificação do psiquismo humano e da realidade externa, respectivamente. Em um movimento dialético, os seres humanos criam novos cenários, novos papéis.

Existe a função superior e a função elementar, a função elementar é possível a todos os animais, como se já nascesse com isso, dando origem a função superior que está somente nos humanos que é o poder de escolha e de dar significações.

É histórica e cultural por propor a compreensão do ser humano inserido em uma cultura determinada, com suas ferramentas, inventadas e aperfeiçoadas no curso da história social da humanidade, com as contradições impostas pela dialética.

A psicologia histórico-cultural é uma ciência que desenvolve-se em estreita ligação com outras ciências e que tem como objeto de estudo a atividade do homem no plano psicológico e ‘se propõe à tarefa de  estabelecer as leis básicas da atividade psicológica, estudar as vias de sua evolução, descobrir os mecanismos que lhe servem de base e descrever as mudanças que ocorrem nessa atividade nos estados patológicos’. A psicologia deve analisar como o ser humano, ao longo da evolução interpreta e representa a realidade. A interpretação e a representação da realidade são realizadas pelo cérebro humano. O cérebro é considerado a base material que o ser humano traz consigo ao nascer e que está em desenvolvimento ao longo da história da espécie e durante toda a vida do ser humano, sendo entendido como ‘um sistema aberto e de grande plasticidade’

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (84.4 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com