TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é Consciência?

Tese: O que é Consciência?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Tese  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 2

O Que é a Consciência?

6 de novembro de 2012 por: Jorge Elói

Durante a existência do homem muito se tem falado e questionando sobre a consciência. Como forma de responder a essas questões surge a psicologia transpessoal. Mas afinal o que é a consciência?

Desde o início dos tempos o homem têm se questionado sobre o que é a consciência e de que forma esta influência o comportamento e atitudes do ser humano. Desta forma a consciência é estudada por inúmeras ciências, tais como a filosofia, a neurologia, a ciência cognitiva, e a psicologia.

Atualmente existe uma área da psicologia que se “interessa” particularmente pela consciência, é a psicologia transpessoal. Afirmando que a consciência é essencial para sermos quem somos.

Numa tentativa de definir a consciência: é considerada uma qualidade da mente, abrangendo qualificações como a subjetividade, a autoconsciência, a sabedoria, a capacidade de perceber a relação entre si e o meio ambiente.

É complexo definir consciência, também é considerada um atributo do espírito, outros mesmo consideram o próprio espírito. Ela é fundamental para sermos quem somos, mais que nos percebemos no mundo, ela é responsável por percebemos qual quem somos nós na nossa existência.

António Damásio, no Livro da Consciência, defende que a consciência se divide em 3 dimensões:

Fonte – Referindo-se ao aqui e agora, o ato de dominar e compreender o momento e instante presente, limitando-se a registar os atos presentes, como se de um foco de atenção se tratasse. Esta dimensão esta intimamente relacionada com a atenção.

Processual –Esta dimensão implica expectativas, perspetivas, planos e qualquer outro registo mental em aberto. Nesta dimensão a consciência permite-se, viajar para o passado de forma a perceber e investigar melhor o futuro, o que muitas vezes causa “ruido” nas nossas atitudes e comportamentos, isto é, as nossas expectativas, perspetivas, planos, são fundamentados com as nossas experiencias passadas, porém relacionam-se com o nosso comportamento presente, muitas vezes sem que tenhamos “consciência” disso.

Ampla – Esta é responsável por albergar todos os conhecimentos e experiencias ao longo da existência, porém sem ser um dispositivo ou área associada à memória. Esta dimensão possui em seu registo, todo o conhecimentos e competências que adquirimos ao longo da existência. Associada á processual, é possível “viajar no tempo” da existência do individuo com base nesse registo, tudo dentro dos limites impostos pelo desenvolvimento mental do próprio indivíduo.

Na perspetiva de Freud, consciência é a totalidade dos estados mentais percebidos pelo próprio sujeito. Freud afirmava que era uma pequena parte, já que a maioria dos estados mentais não era percebido pelo individuo, logo chamou inconsciente.

Por curiosidade, neurologicamente ainda não se conseguiu detetar “onde” se localizava a consciência. Por outro lado sabe-se que através da meditação é possível ampliar a consciência e até mesmo chegar a estados alterados de consciência.

Atualmente, embora longe da unanimidade acredita-se que alguns animais também possuam consciência, porém não tão “desenvolvida” como a do ser humano. Esta ideia não foi muito bem aceite pela comunidade científica, visto que se acreditava que era das características que mais nos distinguiam dos animais.

...

Baixar como  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »