TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é Psicodiagnóstico Interventivo

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 2

O psicodiagnóstico interventivo é uma prática da psicologia clinica que tem o objetivo de investigar os recursos e dificuldades do indivíduo, indicando a intervenção apropriada para aquele caso.

São realizadas algumas sessões com o cliente dentre elas a triagem onde o cliente relata sua queixa manifesta, entrevista com o cliente onde constatamos a queixa latente para levantar hipóteses sobre o caso e por fim realizamos a devolutiva para o cliente, destacando os pontos positivos e posteriormente relatamos as hipóteses levantadas para que assim seja feita a intervenção adequada.

O psicodiagnóstico contém sessões com os pais ou responsáveis pela criança e sessões com a própria criança. A duração das sessões são de 50 minutos à 1 hora, uma vez por semana.

Na sessão com os pais ou responsáveis, primeiramente investigamos qual é a queixa manifesta relatada por eles e colhemos todas as informações possíveis sobre a criança, a rotina da criança, a convivência social e a estrutura do lar onde a criança vive.

Posteriormente realizamos uma sessão com a criança para observar e investigar a queixa latente. Nesta sessão utilizamos materiais para desenhos, a caixa lúdica, brinquedos, entre outros materiais.

Ao final das sessões realizamos mais uma sessão com os pais ou responsáveis para fazer a sessão devolutiva, que é uma sessão onde relatamos o observado, destacamos os pontos positivos das sessões e levantamos hipóteses para aquele caso.

Podemos também realizar visitas domiciliares para conhecer a estrutura e o dia a dia da criança em seu ambiente e também visitas escolares para observar o comportamento da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (34 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com