TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é cultura?

Tese: O que é cultura?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Tese  •  8.952 Palavras (36 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 36

ETAPA 1

O que é cultura?

Na essência, Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é.

É possível, na opinião de alguns cientistas, identificar uma "espécie de cultura" em alguns animais superiores, especialmente mamíferos (e dentro destes, especialmente primatas).

De acordo com Andrew Whiten, Kathy Schick e Nichobs Tolh, os chimpanzés possuem um rico repertório de ferramentas (clavas, perfuradores, etc.). A técnica de produção de ferramentas, além de sua forma de uso, é ensinada de geração em geração entre os chimpanzés. Algo semelhante ocorre com os primatas Bonobos. A existência da produção de cultura material e transmissão desta cultura socialmente é, dentro de algumas concepções de cultura, suficiente para afirmar que primatas possuem cultura. No entanto, percebem-se diferenças na forma como a cultura existe entre os primatas. É consenso entre os antropólogos que caracterizar culturas entre “superiores” e “inferiores” é uma impropriedade científica, já que não existem critérios objetivos para realizar esta diferenciação. Portanto, a diferença entre a cultura humana e a cultura dos primatas deve ser entendida em outros termos. A grande diferença, do ponto de vista antropológico, entre essas duas manifestações culturais, é que entre os primatas não ocorre o chamado efeito catraca, isto é, os primatas não somam inovações tecnológicas para produzir produtos tecnologicamente mais complexos. O processo de difusão da cultura entre primatas ainda está sendo estudado. Além da produção de ferramentas, os chimpanzés apresentam comportamentos diferentes conforme as sociedades estudadas. O famoso “grooming”, por exemplo, é diferente de sociedade para sociedade. É comprovado, também, que diferentes sociedades de chimpanzés apresentam formas de vocalização únicas às suas populações.

Quais são as questões culturais apresentadas no filme? Justifique sua resposta.

Para saber de se trata uma manifestação cultural, vamos entendê-la melhor. As manifestações culturais tradicionais formam o patrimônio cultural imaterial de um povo como "as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural". As manifestações culturais tradicionais são transmitidas oral ou gestualmente, recriadas coletivamente e modificadas ao longo do tempo.

No filme tropa de Elite, temos varias manifestações, e uma delas é relatada com o personagem Baiano, um indivíduo marginalizado, vítima de uma conjuntura social de exclusão, apresentado como um assassino cruel, sem limites morais, que diante do certo e do errado, do bem e do mal, toma a atitude que lhe for mais conveniente, sendo incapaz de alcançar alguma compreensão sobre as conseqüências de seus atos; o outro é um indivíduo que se molda aos padrões sociais aceitos – pai de família, trabalhador, mas ao mesmo tempo convive diretamente com uma rotina de violência, sendo ele próprio capaz de muitas barbáries, porém tendo plena consciência de suas atitudes e de seu entorno social, e justamente por isso vivendo atormentado por conflitos pessoais e mergulhado em contradições.

As manifestações culturais não se definem no papel de uma só camada da sociedade, pois a omissão de quem pode dar uma basta na corrupção seja dentro do sistema penal ou na própria sociedade se curvam diante da corrupção ativa e passiva. Mediante baixíssimos salários dos policiais além da falta de estrutura para ação efetiva do policiamento, e somando-se a isso ainda há a falta de punição para os criminosos fardados, que se travestem de policiais ou políticos, mas são verdadeiramente criminosos potencialmente perigosos porque estão escondidos atrás de uma farda ou de um poder que a sociedade outorga, mas vemos ainda que mesmo em meio a toda sujeira de um sistema corrompido há ainda alguns remanescentes que não vendem sua honra e acreditam que podem fazer a diferença acreditando na justiça, ou ainda o menino pobre que mora em uma favela ou subúrbio, porque não tem oportunidade melhor, se adequa ao sistema da violência que o meio dita e se torna um criminoso.

Quando poderia romper com o estigma, romper com os padrões comportamentais e saber que mesmo diante de um contexto social opressivo e esmagador, suas manifestações culturais, são referência, mas não dita quem são e como podem ser o futuro destes garotos desprovidos de uma socialização sadia e eficaz para a construção de um caráter critico e construtivo, podendo refazer seus caminhos e redirecionar sua vida.

ETAPA 2

Porque o serviço social e importante na resolução de conflitos sociais?

O presente trabalho tem por finalidade contribuir para a reflexão sobre a intervenção do profissional do Serviço Social na mediação. Como procedimento metodológico, utilizam-se as pesquisas exploratória e bibliográfica, tendo em vista a discussão de um tema atual, ainda polêmico. A partir da pesquisa bibliográfica, destacam-se, iniciamente, a trajetória e estrutura do Poder Judiciário Brasileiro. Em seguida, são evidenciadas alternativas de resolução de conflitos, em especial, a mediação. Apresentam-se, ainda a história do Seviço Social Judiciário e sua relação com o sistema judiciário catarinense, a experiência de mediação vivenciada no Fórum do Norte da Ilha – Florianópolis e a mediação como desafio lançado aos Assistentes Sociais. Como considerações finais, espera-se que a reflexão objetivada pelo trabalho se tranforme em uma possibilidade de diálogo com as bases conservadoras do sistema judiciário e da própria categoria profissional na busca pela ampliação do espaço da Mediação, uma vez que o fundamental em qualquer método de resolução de conflitos é a garantia do direito e o alcance da satisfação de todas as partes envolvidas.

Introdução

Para Marx (1978, p. 120) a anatomia do homem é a chave da anatomia do macaco; o mais complexo explica o menos complexo e as formas superiores de desenvolvimento explicam as formas inferiores de desenvolvimento. Nesse passo, diz Iamamoto (2004, p. 236), a profissão de Serviço Social não se explica por si mesmo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61.2 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com