TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O transtorno de déficit de atenção

Tese: O transtorno de déficit de atenção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2013  •  Tese  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 4

Este trabalho irá relatar sobre um assunto que deverá interessar à sociedade por ser tão freqüente e até então passar despercebido tendo sempre seus sintomas dirigidos a outras atitudes e más ações de seus portadores: o TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, que atinge uma parte do cérebro do ser humano causando algumas variações de comportamento como: desatenção, agitação e impulsividade. O objetivo dessa pesquisa é exatamente o de despertar os olhares para um lado mais detalhado do problema, para que pais professores e qualquer cidadão possam entender as causas e os tratamentos para esse transtorno que agrava grande número de crianças e até adultos.

De um modo geral as pessoas que lidam com crianças portadoras de TDAH ficam ligadas nas dificuldades apresentadas por elas, ou nas suas características que incomodam e causam problemas e acabam quase sempre não reconheço os pontos positivos, que na maioria das vezes, são características realmente extraordinárias e dignas de serem notada, encorajadas e aproveitadas.

Cada criança apresenta características e habilidades diferentes. Por tanto tentar entender e conceituar o TDAH observando uma única criança concentrando-se em problemas específicos, e não na pouca habilidade, pode obscurecer o problema em vez de melhorar a sua compreensão.

Mesmo sendo um problema real, as pessoas têm dificuldades em ver o portador de TDAH com uma deficiência tal qual a cegueira, a surdez, a paralisia. Os professores são freqüentemente, aqueles que mais facilmente percebem quando um aluno está tendo problemas de atenção, de aprendizagem, de comportamento, ou emocionais, afetivos e sociais.

2º REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade que apensaremos a chamar de TDAH é um problema que atinge uma parte de cérebro do ser humano causado algumas variações de comportamento como: desatenção, agitação e impulsividade. Estes transtornos levam as crianças a desenvolverem grandes dificuldades em relacionamentos bem como apresentarem comportamentos variados e são percebidos nas crianças que se distraem com facilidade e em muitos casos são prejudicados na aprendizagem escolar e no seu dia-a-dia O diagnóstico do TDAH é fundamentalmente clínico, baseado em critérios operacionais claros e bem definido, proveniente de sistemas classificatórios como o DSM-IV (Transtorno Depressivo Maior) ou a CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde). Em pesquisa, Rohde e Barbosa (2002) encontram indicativos da adequação dos critérios propostos pelo DSM-IV, reforçando a aplicabilidade dos mesmos na nossa cultura. Espertos, hiperativos, agitados e pestinhas, estes são alguns adjetivos para descrever crianças que aparecem ter uma fonte infinita de energia. Estão sempre em movimento, não conseguem ficar paradas, mesmo que outras pessoas exerçam uma força enorme sobre ela Segundo Gentil (apud BERVIAN e DORNELLES, 2004, p. 30).

“Na sala de aula ele é “pestinha” arranca os brinquedos dos colegas, anda de um lado para outro, não fica muito tempo sentado no mesmo lugar, numa termina as tarefas solicitadas e sai da sala de aula varias vezes sem pedir licença. Em algumas ocasiões, chega a ser agressivo, esse comportamento geralmente é confundido com indisciplina, é característico de um distúrbio de atenção que atinge cerca de 5% das crianças e adolescentes de todo mundo: hiperatividade”.

As crianças portadoras TDAH podem ser caracterizadas pela falta de capacidade de concentração no que lhes está sendo apresentado e, por isso, enfrentam problemas de aprendizagem. Estas crianças não conseguem completar nenhumas atividades iniciada, distraindo-se facilmente e apresentando dificuldades de memorização.

Não se pode, no entanto, generalizar este comportamento para todos os casos e momentos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com