TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O uso de drogas

Por:   •  30/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  6.413 Palavras (26 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 26

Uma analise das conseqüências do uso da maconha nas funções cognitivas nos adolescentes entre 14 e 16 anos, atendidos em um Centro Psiquiátrico de Manaus.

1. JUSTIFICATIVA

O presente projeto visa aprofundar a analise sobre o as conseqüências causadas pelo uso da maconha nas funções cognitivas. O consumo de substâncias psicoativas é uma característica comum na maioria das civilizações. Entre estas substancias a maconha é a droga mais usada por consumidores de drogas ilícitas.   O uso de drogas entre jovens é um dos problemas sociais mais relevantes na sociedade brasileira. Dentre as substancias mais usadas, a maconha, por ser a porta de entrada para o mundo do vicio, é um dos psicotrópicos que merece destaque para estudos e pesquisas, visto que as conseqüências de seu uso afetam seus usuários de maneira significativa, quer seja em questões pessoais, familiares ou sociais. Realizar uma pesquisa sobre as conseqüências do uso desta droga no que se refere à interferência nas habilidades cognitivas é de grande importância, visto que são estas aptidões que possibilitam o desenvolvimento pleno do adolescente, bem como sua inserção na vida adulta de forma madura. Constata-se que os adolescentes usuários de maconha apresentaram um desempenho inferior, no que tange as funções cognitivas, quando comparados a um grupo de adolescentes não usuários, sugerindo assim que o funcionamento retarda com o uso da droga. Por meio disso o presente projeto visa mostrar aos estudantes de psicologia quais são as conseqüências da droga e como ela pode retardar o desempenho do aprendizado, uma das principais funções cognitivas.

 

2. OBJETIVOS[pic 1]

2.1 GERAL

Analisar as conseqüências do uso da maconha nas funções cognitivas dos adolescentes, atendido por um Centro psiquiátrico da cidade de Manaus.

2.2 ESPECÍFICOS

        - Identificar as principais dificuldades apresentadas por adolescentes usuários de                        

             maconha no que se refere à aprendizagem escolar;

        -Descrever os impactos causados pelo usuário de droga no seu âmbito familiar;

        - Como os efeitos do uso das drogas afetam o individuo;

1. PROBLEMA

O consumo da maconha compromete o desenvolvimento cognitivo na aprendizagem ocasionando um baixo rendimento escolar?

2. HIPÓTESES

 

O comportamento dos adolescentes usuários de droga é afetado diretamente por substâncias psicoativas que alteram o desenvolvimento das funções cognitivas como desatenção, dificuldade de raciocínio abstrato e formação de conceitos, aspectos intimamente ligados às funções executivas, as quais potencialmente exercem um papel central na dependência de substâncias.

A maconha por ser a droga mais comum entre adolescentes entre 14 e 16 é a que mais afeta jovens no rendimento escolar, pois uma pessoa que fumou maconha e vai assistir a uma aula de matemática, irar sentir dificuldade para organizar ás idéias de uma forma lógica tendo em vista que a maconha afeta a atenção, concentração, motivação e memória.

MARCO TEÓRICO[pic 2]

5.1 COMO SURGIRAM AS DROGAS?

Segundo Merlin (2003, p. 295), o uso de drogas “é uma prática desde tempos pré-históricos. Há provas arqueológicas do uso de substâncias psicoativas a 10 mil anos, e evidências  históricas de uso cultural desde 5 mil ano”, sendo, freqüentemente, medicinal.

O mesmo autor afirma que:

“O desejo de alterar a consciência é tão primitivo quando o ímpeto de saciar a sede, a fome ou o desejo sexual. Outros sugerem que a propaganda, a disponibilidade ou a pressão da vida moderna são algumas das razões pelas quais as pessoas usam drogas psicoativas no cotidiano. Contudo, a longa história do uso de drogas e mesmo o desejo da criança de rodar, balançar ou escorregar indicam que o ímpeto de alterar a percepção é universal”. (2003, p. 295)

A pratica do uso da drogas vem desde os tempos arqueológicos sendo evidencia de culturas há cerca de 5 mil anos. O uso continua altera o comportamento e a consciência.

5.2 CONCEITOS DE DROGAS PSICOATIVAS:

        

        As drogas psicoativas ou substância psicotrópica é a substância química que age principalmente no sistema nervoso central, onde altera a função cerebral e temporariamente muda a percepção, o humor, o comportamento e a consciência. Essa alteração pode ser proporcionada para fins recreacionais na alteração proposital da consciência, rituais ou espirituais, científicos no funcionamento da mente ou médico-farmacológico como medicação. (FERREIRA, Borges, C. et al, 2004).

        

        Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais.  Exemplo a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC tetrahidrocanabiol (da cannabis, conhecido como maconha). As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais. O termo droga presta-se a várias interpretações, mas ao senso comum é uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento.  As drogas estão classificadas em três categorias:

  • Depressoras
  • Estimulantes
  • Perturbadoras das atividades mentais.

‘’O termo droga envolve os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranqüilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis. As psicotrópicas, são as drogas que tem tropismo e afetam o Sistema Nervoso Central, modificando as atividades psíquicas e o comportamento. Essas drogas podem ser absorvidas de várias formas: por injeção, por inalação, via oral ou injeção intravenosa. ’’ (SHEFF, 2009.)

As drogas depressivas são aquelas diminuem a atividade cerebral e podem dificultar o processamento das mensagens que são enviadas ao cérebro, as mais conhecidas são o álcool, os soníferos, a heroína, a morfina, a cola de sapateiro, os remédios antidepressivos. Seu principal efeito é retardar o funcionamento do organismo, tornando todas as funções metabólicas mais lentas. Drogas perturbadoras interferem o raciocínio e a memória, ou prejudicar os reflexos, dependendo da droga e da dose, provoca alucinações. As drogas estimulantes mais conhecidas são as anfetaminas, a cocaína e os principais efeitos são a sensação de grande, excitação, euforia e insônia, a droga pode produzir tremores, inquietude, desidratação da mucosa, taquicardia, efeitos psicóticos e dependência psicológica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38 Kb)   pdf (340 Kb)   docx (39.8 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com