TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Óleo de Lorenzo

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.013 Palavras (5 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Paulista

Curso de Psicologia

        

        

O Óleo de Lorenzo

São Paulo

2015

Fábio Santana RA C697AG-1

Francisca Gomes Benevides - RA C5204A-0

Natali Domingues Alves Luiz - RA C40464-0

Yank Santos Almeida C6434A-5

Filme O Óleo de Lorenzo

Trabalho apresentado para a matéria

 Genética Humana

Orientador: Prof. Leonardo

São Paulo

2015

Sumário

Introdução .......................................................................................................... 4

Questões pertinentes ao caso Lorenzo.............................................................. 5                    

Conclusão .......................................................................................................... 7

Referências Bibliográficas .................................................................................. 8

Anexo A .............................................................................................................. 9


Introdução

O filme Óleo de Lorenzo, de George Miller, traz uma história real de um casal de historiadores que descobrem que seu filho, Lorenzo, de 5 anos de idade possui  uma doença rara e degenerativa diagnosticada como adrenoleucodistrofia  (ADL), que provoca a degeneração do cérebro, levando o paciente à morte em poucos anos. Após a descoberta dessa doença em Lorenzo, seus pais acabam vivendo a frustração da falta de medicamentos para a doença e o fracasso dos médicos. 

A partir dessa realidade, os pais de Lorenzo passaram dias na biblioteca estudando e pesquisando sobre o caso de seu filho. Nessa busca pela cura, enfrentaram muitas dificuldades por serem leigos no assunto e o próprio preconceito por não serem formados em Biomedicina.

Depois de muitos estudos, pesquisas e testes, os pais de Lorenzo descobriram um óleo. Com o uso desse óleo, Lorenzo não voltou ao seu estado normal, mas o avanço da doença foi paralisado e houve melhorias significantes do seu quadro.

Questões pertinentes ao caso de Lorenzo

A ALD é uma rara doença de herança genética recessiva, transmitida pelo cromossomo X, ou seja, é a mãe que transmite o gene defeituoso para o indivíduo. Essa doença atinge particularmente, em maioria, os homens (Frazão, 2013).

Se uma criança do sexo feminino nasce portadora desse cromossomo defeituoso ela não terá a doença porque possui o outro cromossomo X normal. Portanto ela será apenas a portadora da doença. Os sintomas da ALD aparecem aos poucos, porém são avassaladores. O individuo vai perdendo as funções e a capacidade mental. Tem dificuldades de falar, andar, enxergar, comer, até chegar ao ponto de necessitar de aparelhos para manter seu corpo vivo. Após a descoberta dessa doença em Lorenzo, seus pais se defrontaram com a dura realidade da falta de medicamentos específicos e a incapacidade da medicina em oferecer uma esperança de cura. Philippa Roxby, repórter da BBC, conta a história de Sara Hunt, mulher cuja os dois filhos foram diagnosticados com a doença. “Como acontece com famílias afetadas por doenças raras, Sara se viu isolada. Havia pouquíssimas pessoas capazes de compreender e compartilhar de sua difícil realidade.”

O desespero toma conta do casal e a mãe de Lorenzo se sente culpada, pois além de ser seu único filho, herdara o gene defeituoso da mãe. Ela acaba brigando com parentes, inclusive sua própria irmã, despede empregados e pessoas que a ajudavam com seu filho, além de discutir várias vezes com o marido. Todos estavam bastante nervosos, devido a situação delicada que estavam enfrentando.  Outro problema enfrentado foi o fato do pai de Lorenzo precisar sair do emprego para poder se dedicar na luta pela cura da doença do filho, pois o comitê que cuidava desse assunto estava focado apenas no lucro e não nas pessoas com esse mal.

Envolveram-se numa ONG de pais com filhos portadores de ALD, porém constataram que os membros desta organização se preocupavam mais em aceitar e como lidar com a doença, buscando somente a conformidade e não a cura.

A partir dessa constatação eles começam a estudar e pesquisar sozinhos na esperança de encontrar alguma substância que pudesse amenizar ou conter o avanço da doença, que ia destruindo o cérebro de Lorenzo deixando-o cego, deficiente físico, incapaz de engolir e de se comunicar.

Os pais de Lorenzo passaram dias e noites em bibliotecas fazendo um estudo do caso de seu filho, e quando constatavam alguma informação relevante, procuravam médicos e professores de medicina para discutir suas ideias a fim de encontrar algo que amenizasse o sofrimento do filho. Depois de muitos estudos, pesquisas e testes eles descobriram um óleo. Com o uso desse óleo, Lorenzo não voltou ao seu estado normal, mas, o avanço da doença foi minimizado e, através de diversos outros tratamentos conseguiram melhoras significativas. Até chegar nesse resultado eles sofreram dificuldades e preconceitos por não terem uma formação biomédica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (167.9 Kb)   docx (59.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com