TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBSERVAÇÃO DOS FENÔMENOS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Por:   •  7/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.864 Palavras (16 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO E O CICLO VITAL

OBSERVAÇÃO DOS FENÔMENOS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

CESAR BAZIQUETO

JESSICA CRISTINA RAMOS

PROFESSORA: SILVIA SALIBE

ARAÇATUBA

04/2014

[pic 2]

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO E O CICLO VITAL

OBSERVAÇÃO DOS FENÔMENOS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

[pic 3]

ARAÇATUBA

04/2014

SUMÁRIO

1   INTRODUÇÃO .................................................................................  04                                                                                                      

2   DESENVOLVIMENTO .................................................................... 05

   2.1   DESENVOLVIMENTO DE ORDEM TEORICA .................... 05

   2.2   DESENVOLVIMENTO DE ORDEM PRÁTICA .................... 08

   2.3   ARTICULAÇÃO TEORIA E PRÁTICA .................................. 10

3   CONCLUSÃO .................................................................................... 12

4   REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS ............................................. 14

5   ANEXOS ............................................................................................. 15

1   INTRODUÇÃO                                                                                                      

Desde que o homem pensa, ele pensa sobre si mesmo, afirma Santi (1998). Que pensamento incrível este de Santi. E pensar que esta ação é o que nos torna humanos. A Psicologia é uma ciência que nasceu para compreender melhor esse movimento do pensar humano, e compreender suas formas, implicações e diversidades. Dentro dela há o campo de pesquisas do Desenvolvimento Humano, que busca construir e conduzir um estudo científico sobre como, quando, onde e por que as mudanças no homem e na mulher ocorrem. Esta área foi desenvolvida, ampliada e aprofundada principalmente pelo psicólogo suíço Jean Piaget, que atribuía essas mudanças ao desenvolvimento e a formação da identidade, das habilidades físicas, intelectuais, perceptivas, emocionais e socias, entre outras, que um indivíduo constrói. Todas essas mudanças sendo impulsionadas por diversos fatores e aspectos, sendo os principais a hereditariedade, o desenvolvimento físico e neurofisiológico e o ambiente com o qual interage e ocorre o seu desenvolvimento.

O Presente trabalho é de natureza pratica e tem por objetivo promover a observação dos diversos aspectos de uma criança que atravessa a terceira etapa de seu ciclo vital de desenvolvimento humano (que abrange as idades ao redor dos seis aos doze anos). Em nosso caso, o observado tem, mais especificamente, a idade de 7 anos, e é do sexo masculino. Este período sempre é dependente, claro, do desenvolvimento ocorrido no período anterior e é também crucial para o seu bom desenvolvimento nas estapas posteriores, uma vez que aqui, nesta etapa, parte considerável de sua própria identidade irá se estabelecer de forma mais concreta e que começará a ter maior interação com outras crianças e consequentemente vínculos e relações sociais fortes. A criança passa a ter mais autonomia, desenvolvera atividades diferentes, fará descobertas e adquirirá novos conhecimentos. As observações feitas irão ser utilizadas para compreender melhor as teorias transmitidas nas aulas de Psicologia do Desenvolvimento Humano e o Ciclo Vital, onde foram estudados os fenômenos do desenvolvimento da criança. Além das aulas serão utilizadas pesquisas bibliográficas e também fontes confiáveis na internet para construir uma base teórica solida.

Dividimos o trabalho em cinco capítulos. O primeiro capitulo refere-se a própria introdução ao assunto, objetivos e a metodologia. O segundo capitulo aborda as etapas do desenvolvimento do trabalho e seus produtos. O capitulo três nos traz uma conclusão sobre o trabalho, apontando as descobertas, as dificuldades e a importância do estudo para a ampliação de nosso conhecimento. E, por fim, no capitulo quatro se encontra a bibliografia usada para a construção do conhecimento teórico.

2   DESENVOLVIMENTO

Após procurarmos por uma criança que poderia nos trazer boas amostras e exemplos do desenvolvimento infantil, abordamos sua mãe e esclarecermos os objetivos do trabalho; conseguimos sua autorização e, passamos assim, ao processo de observação. A observação e as anotações das atividades da criança foram feitas de forma precisa e livre de interpretações primaria.  Os conteúdos teóricos das aulas e as pesquisas posteriores darão a base para que se faça a ligação entre a observação e as teorias construídas sobre o desenvolvimento humano. O observado era uma criança de sexo masculino, com sete anos de idade, portanto, iniciando seu desenvolvimento pela terceira etapa do desenvolvimento do ciclo vital. Ela foi observada por cerca de dezesseis minutos, focando o aspecto físico, perceptual, cognitivo, de linguagem, personalidade e social da criança.

  1. DESENVOLVIMENTO DE ORDEM TEORICA

A criança de sete anos se encontra na terceira etapa na linha do desenvolvimento humano. Cada etapa tem sua importância e peculiaridade.

O desenvolvimento físico da criança apresenta características importantes; curiosamente, nesta etapa, o crescimento do corpo como um todo ocorre de forma menos rápida, porém é de forma continua, sem grandes picos de crescimento, isto é típico da etapa. Os músculos e os ossos já estão em avançadas etapas de fortalecimentos, e continuam neste processo por todo o tempo, e eles, em parte, viabilizam o crescente desenvolvimento de suas habilidades motoras. Os meninos são, geralmente, maiores e mais pesados que as meninas. Estes também detêm mais força, agilidade e velocidade que as meninas (por questões evolutivas, talvez). A coordenação também já está bem desenvolvida, permitindo que a criança faça cada vez mais atividades mais complexas e ao mesmo tempo. Têm bom equilíbrio e domínio do corpo, podendo coordenar movimentos com muita precisão, como recortar imagens em jornais e revista manuseando tesoura, pintar um desenho com menos erros e desenhar figuras com mais detalhes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)   pdf (395.6 Kb)   docx (331.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com