TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ONDE ESTÃO OS SENTIMENTOS NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO?

Por:   •  28/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 2

ONDE ESTÃO OS SENTIMENTOS NA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO?

O artigo se inicia levantando algumas questões, porém o mesmo se enfoca em uma pergunta específica: Onde estão os sentimentos na análise do comportamento?

A autora define sentimento como “comportamentos respondentes de subprodutos de contingências operantes”, que nada mais seria uma mudança ocorrida na condição do corpo, como o aumento dos batimentos cardíacos. Outra definição importante é a diferença entre, emoção e sentimento, emoção pode ser entendida como estados corporais referentes a acontecimentos fisiológicos, sendo assim um comportamento respondente, logo os sentimentos seriam os processos verbais, podendo ser entendido como comportamento operante.

Há uma correlação entre diversos sentimentos e as diferentes contingências que atuam no meio, assim o indivíduo sente e se modifica quando sua interação com o mundo se transforma, e de acordo com o que é citado o sentimento é de extrema importância já que o mesmo pode nos trazer grandes informações sobre a contingência que o indivíduo vive, parte essa que é fundamental em um intervenção psicológica comportamental.

Cada indivíduo pode denominar um certo sentimento de forma diferente, por isso seria necessário ao terapeuta ensinar o indivíduo a entender descrever e esclarecer os sentimentos que sente, assim pode-se identificar por que tal comportamento é emitido diante de uma situação. Outra ressalva importante é que os sentimentos não devem ser tratados como causa interna que explicam o comportamento, o comportamento é a interação do indivíduo com o meio, os sentimentos então seria a consequência dessa interação e não a causa.

Portanto a resposta da pergunta inicial é respondida: O sentimento serve para entender as contingências que o indivíduo está envolvido, e quais as classes de respostas que pode ser desencadeadas com essa interação, portanto o sentimento não é a explicação do comportamento, mas sim o fruto de uma interação do indivíduo com o ambiente sendo consequências e não uma causa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (43.9 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com