TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

Por:   •  29/11/2015  •  Artigo  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Resumo Expandido da APS

[pic 2]

TÍTULO DO TRABALHO

Alice Matos [1]

Simone Chandler Frichembruder[2]

INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresentará resultados de uma orientação vocacional, temos por objetivo fomentar nos jovens um maior conhecimento de si e de suas aptidões, também proporcionando um maior conhecimento das características profissionais. A proposta aqui presente se justifica tendo em vista que a integração das características pessoais e profissionais é muito importante na escolha de um campo de trabalho que melhor corresponda à satisfação pessoal, levando em consideração que se trata de jovens formandos do ensino médio e estes logo se deparam com a difícil decisão de uma escolha profissional.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Lemos (2001), fala da transição dos adolescentes para o mundo adulto onde estes tentam se firmar como tais para que possam ser aceitos no “mundo dos adultos”. A escolha profissional é uma “oportunidade” de se colocar a prova para inicialização de um processo de adultez, existe um determinado ritual para pertencer ao mundo adulto, este é composto pela escolha profissional, vestibular, entre outras provas que determinarão o sucesso deste adolescente que busca seu lugar como adulto.

Calligaris (2000) polemizou o lugar do adolescente, onde este se encontra em crise, pois não é mais visto e tratado como criança e também não é reconhecido e valorizado como adulto. Podemos inferir que a orientação vocacional é de suma importância neste momento da adolescência, tendo em vista a fase difícil que é a adolescência, onde este indivíduo muitas vezes não se reconhece não se compreende e de repente tem de tomar decisões tão sérias.

Segundo Moura e Silveira (2002), um procedimento de intervenção baseado na teoria da análise do comportamento em orientação profissional deve:

  1. Arranjar condições para que o indivíduo discrimine as variáveis dos diferentes contextos de controle (familiar, social, cultural e econômico) as quais seus comportamentos de escolher e decidir estão expostos.
  2. Proporcionar informação relevante sobre as profissões de interesse, relacionando-as aos dados de autoconhecimento.
  3. Aumentar a probabilidade de ocorrência de comportamentos relacionados à escolha e/ou à tomada de decisão.

         Skinner não vê este momento de decisão como opção, pois afirma que a escolha profissional se dá a partir de diversas influências sofridas que definem nosso comportamento. Bohoslavsky ainda acrescenta que os principais influenciadores dos nossos comportamentos e “decisões” são vindos de nossas famílias.

METODOLOGIA

Os encontros para realização da orientação vocacional ocorreram na escola Professor Apolinário Alves dos Santos com três alunas do último ano do ensino médio. Os encontros foram em grupo, salvo o primeiro e último encontro que foram individuais. Nestes encontros foram feitas diversas atividades e aplicação de testes e técnicas, tais como: entrevista anamnese, técnica do cartaz, técnica das frases incompletas, e aplicação de testes como EMEP, LIP, AIP e QUATI.

RESULTADOS OBTIDOS

As adolescentes orientandas apresentaram muitas dúvidas em relação à escolha profissional e confirmando a teoria de Skinner, apresentaram também uma grande influência da família e uma delas inclusive não conseguia nem dizer ao pai que não gostaria de cursar o curso exigido por ele.

A orientanda que pareceu ser a mais imatura do grupo apesar de não saber qual curso gostaria de fazer excluía totalmente qualquer sugestão dada pelos pais, demonstrando não querer cursar “tal curso” para não fazer a vontade dos pais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (158.7 Kb)   docx (778.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com