TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FATORES QUE LEVAM TRANSGÊNEROS ENTRE 20 A 35 ANOS A COMETEREM SUICÍDIO NA CIDADE DE MANAUS

Por:   •  14/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.237 Palavras (5 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FATORES QUE LEVAM TRANSGÊNEROS ENTRE 20 A 35 ANOS A COMETEREM SUICÍDIO NA CIDADE DE MANAUS

Manaus-AM

2019

[pic 2]

GABRIELA MARIANO DE LIMA

TCC I

Resumo de monografia apresentado como exigência de avaliação para obtenção de grau final para a disciplina TCC I – Orientadora Grace Lourdes Cardoso.

Manaus-AM

2019

INTRODUÇÃO

        O suicídio atualmente é um dos temas que causa bastante polêmica na sociedade e que ainda chega a ser um tabu, tendo em vista que envolve aspectos culturais, morais e religiosos, pois assim como preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ato suicida implica em um ato deliberado que resulta em matar a si mesmo, o que não vai de encontro às noções básicas que as pessoas possuem sobre a vida.

        Tal comportamento sempre esteve presente ao longo da história da humanidade, embora não fosse amplamente divulgado, passando por várias culturas, em diferentes gerações. Sendo ocasionados por fatores psicológicos, biológicos, sociais, socioambientais, e os genéticos. Onde é possível verificar a ampla rede de interações que compõe o sujeito, a qual ele está inserido e sendo autor do próprio desenvolvimento. O desfecho não é um mero caso simplista, envolve todo o arcabouço que o sujeito obteve ao longo do tempo e não conseguiu lidar, assim, em uma tentativa de amenizar ou até mesmo sair dessa realidade, o mesmo busca encerrar esse processo doloroso. (Associação Brasileira de Psiquiatria, 2014).

        Nos números divulgados pela OMS, podemos identificar crianças, jovens, adultos e idosos que estavam em sofrimento psíquico. Refletindo sobre esses aspectos, temos as Lésbicas, Gays, Bissexuais e Pessoas Transgêneros (MEZAN, 1998 APUD SILVA, 2010) que nem sempre entram nas estatísticas ou são considerados como tais devido à discriminação e preconceito, que influenciam na estigmatização e desconhecimento legalmente. Esses aspectos são interiorizados antes mesmo destes virem a cometer o suicídio, principalmente os transgêneros, ao qual este trabalho visa estudar, que não se sentem confortáveis com seus corpos e nem na sociedade, vindo a enfrentar sentimentos depreciativos, a não aceitação de si e da própria identidade, além dos sentimentos de baixa autoestima que geram pensamentos muito conflitantes e autodestrutivos.

        Com o intuito de compreender como ocorre o suicídio entre os transgêneros, este trabalho tem a proposta de apontar quais os fatores que implicam no suicídio de transgêneros com idade de 20 a 35 anos na cidade de Manaus. Buscando apresentar as conceituações de Transgeneridade e Suicídio nos dias atuais, identificar as condições biopsicossociais que os levaram a tirar a própria vida e explicar como os fatores biopsicossociais influenciam a concretização do ato suicida.

        Pois enquanto ato consumado me chama a atenção devido ao grande número apresentado e os casos aos quais ouço falar entre profissionais, amigos e familiares que nem sempre chegam a entrar na estatística e a mídia não divulga nos canais de comunicação. Diariamente vejo em redes sociais pessoas compartilhando posts, conteúdos alusivos à ideia de suicídio e depressão, que de uma forma ou outra expressam como um pedido de socorro o enfrentamento de problemas sociais, sobrecargas emocionais e pressões psicológicas que geram crises e precisam ser trabalhadas para se ter uma saúde mental mais equilibrada, alinhada com os fatores orgânicos e biológicos na melhoria do bem estar.

Diante disso, há a importância de se falar sobre a diversidade e os transgêneros que nela estão inseridos, de tal maneira que convivem com fatores relacionados à própria identidade, as pressões, preconceitos e estigmas nos lugares de inserção, as políticas públicas que não atendem as suas necessidades de maneira integral, além de, na maioria das vezes, ter a ausência de apoio familiar que fazem com que estes se sintam deslocados chegando a ter pensamentos suicidas e consumarem o ato como uma forma de alívio das situações aos quais são expostos.

Dessa forma, pretende-se com este trabalho, agregar conhecimento aos que se interessem pela área, bem como divulgar informações acerca de um assunto que ainda possui literaturas e dados estatísticos escassos, visando contribuir com os profissionais e famílias que lidam com transgêneros que possuem ideação suicida, para que deem a devida atenção e evitando o que mais tarde, pode vir a ocorrer.

METODOLOGIA

Este trabalho buscou através da pesquisa bibliográfica, material de apoio necessário entre vários autores, para a definição de suicídio e transgeneridade, assim como verificar após leituras e releituras, os fatores que sustentam o estudo envolvendo os transgêneros e aspectos que culminam em suicídio, tendo em vista que esse tipo de pesquisa (MARKONI; LAKATOS, 2007), não é apenas uma repetição do que já foi dito e escrito sobre os assuntos em questão, mas permite ter novas ideias e resultados, dependendo das abordagens envolvidas e do pesquisador.

Para isso foi utilizado bases de dados como o SciELO (Scientific Eletronic Library Online); PePSIC (Periódicos Eletrônicos de Psicologia), o Repositório Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e os sites da ONU (Nações Unidas) e Organização Mundial da Saúde (OMS).

A pesquisa será qualitativa e semiestrutrurada, utilizando como um dos materiais, o questionário sociodemográfico (Silva, 2016) que possui perguntas fechadas sobre os fatores de riscos ao suicídio, depressão, saúde e doença, a violência e o comportamento suicida que serão importantes na coleta de dados para analisar os perfis através dos envolvidos.

Para isso, será utilizada a pesquisa de campo, com 10 famílias de transgêneros que cometeram suicídio na Zona Centro e Leste de Manaus, após contato e agendamento, marcando o dia e horário que têm disponíveis para o encontro, onde será esclarecido o objetivo da pesquisa e finalidade da participação dos mesmos, sendo apresentado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

RECURSOS

         Na ida à campo para o Trabalho de Conclusão de Curso II, serão utilizados o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, o Questionário Sociodemográfico e a Entrevista Semiestruturada que serão disponibilizados de forma gratuita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (105.6 Kb)   docx (43.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com