TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MÉTODOS DE PESQUISA

Por:   •  14/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ESTÁCIO

CURSO DE PSICOLOGIA 7º

TONI ANDERSON BARBOSA SANTANA

METODOS DE OBSERVAÇÃO EM PSICOLOGIA

PROF. EVERSON DOS SANTOS MELO

MACEIÓ, 2020

QUESTÕES:

1. O que diferencia a observação cientifica da observação do senso comum?

R. O senso comum ele é obtido através da experiência centrada no dia a dia, é conhecido como “empirismo ou empírico”, ela vem do conhecimento homem e suas narrativas de vida, por exemplo: Minha avó sempre  usou chá de camomila como um relaxante muscular e também sonífero, está crença foi passada ao longo dos anos na família. A observação do senso comum não tem valor no âmbito cientifico, porém, não se pode despreza-la, seus conhecimentos contribuem para a vida dos indivíduos em sua comunidade é algo que faz parte da cultura.

Obs. O senso comum sempre esteve presente na história da humanidade.

O conhecimento cientifico compreende as informações e fatos que são comprovados por meio da ciência. Para ser ciência de fato é preciso passar por alguns requisitos que asseguram certeza do trabalho desenvolvido. O método cientifico requer: Observação, perguntas, hipóteses, experimento, analise e conclusão.

Podemos destacar que a Psicologia tornou ciência quando Wundt na metade do século XIX deu-se início a psicologia como ciência com o primeiro laboratório experimental, em Leipzing. Até hoje grandes teóricos desenvolvem métodos científicos no campo do saber e com isso paradigmas são quebrados provando o quanto está ciência e fascinante.

O método cientifico pode ser definido como um conjunto de procedimentos por meio dos quais um cientista consegue propor um conjunto de explicações para fenômenos, constituição e formação de materiais etc...

QUESTÃO

2. Considerando os tipos de estudo na pesquisa psicológica, conforme Gazzaniga e Heatherton (2005), qual a diferença de um estudo experimental para um estudo correlacional? Traga um exemplo (real ou fictício) de um para ilustrar.

R.  Estudo correlacional é o tipo de pesquisa que procura explorar relações que possam existir entre variáveis, exceto a relação de causa-efeito. O estudo das relações entre variáveis é descritivo porque não há a manipulação de variáveis, sendo a predição o tipo de relação mais frequentemente estabelecida. No entanto, a pesquisa correlacional precede a realização de pesquisa experimental, porque a relação de causa-efeito somente poderá ser estabelecida quando duas variáveis são correlatas. No estudo correlacional os primeiros teóricos tentaram abordar esta sistemática, porém, sua subjetividade trouxe problemas e não foi conclusiva, Wundt com a introspecção percebeu que a mente do ser poderia processar variáveis múltiplas conforme sua subjetividade no dia a dia.

Vamos ao exemplo: O cristianismo fundou sua base na fé em Deus, dando início ao grande movimento Cristão, pode se dizer que seria a matriz, dela surgem outras variáveis como os mulçumanos o Islamismo, nota-se que o surgimento desta nova vertente de fé as variáveis não puderam ser manipuladas. Qual a correlação entre eles? Deus e a fé.

No estudo experimental as variáveis são manipuladas, quem obteve grande êxito com este estudo foram os Behavioristas, manipulando as variáveis, recompensa- punição, estímulos- respostas, para Watson “Ele concordava com Descartes sobre o dualismo essencial da mente e do corpo, mas sentia que a mente era simplesmente um subproduto etéreo do funcionamento do complexo sistema nervoso humano”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (59.6 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com