TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS OBJETOS E PROCESSOS TRANSICIONAIS

Por:   •  8/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.644 Palavras (11 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1 BIOGRAFIA        3

2 PROCESSOS MATURACIONAIS        4

3 INTEGRAÇÃO E HOLDING        9

4 PERSONALIZAÇÃO E HANDLING        11

5 REALIZAÇÃO E OBJECT PRESENTATION        13

6.CRIATIVIDADE        15

7 OBJETOS E PROCESSOS TRANSICIONAIS        16

8. O BRINCAR        21

9 REFERÊNCIAS        24

1 BIOGRAFIA

        Donald Woods Winnicott nasceu em 07 de abril de 1896 em uma família de Plymouth na Inglaterra, sendo o mais novo de três irmãos foi mandando para um internato quando tinha seus 14 anos. Foi pediatra, psicanalista e psiquiatra infantil. Estudou na Biologia e iniciou medicina na Universidade de Cambridge, porém devido a Primeira Grande Guerra Mundial (1914 – 1918) foi levado a servir como estagiário em cirurgia e oficial médico em um navio. Ao retornar, em 1923, foi indicado para dois grandes hospitais onde permaneceu por 40 anos.  

Winnicott escreveu para revistas destinadas a um público geral, mas também para jornais de Medicina que tinham como foco os problemas das crianças e adolescentes. Seus escritos foram direcionados a edificação de um amadurecimento pessoal, tento uma dependência ou não, o que compactuaria de uma teoria de saúde até uma provável compreensão dos distúrbios psicológicos.

Como psicanalista, Winnicott se distanciou de Freud, seu pelo fato de estudar os bebês e as mães como uma unidade psíquica e não dois seres distintos. Portanto, não seria possível descrever um bebê sem fazer menção a mãe, pois no início da vida, o único ‘ambiente’ conhecido pelo bebê é a mãe, e de modo gradativo ocorre a modificação do ambiente.

Foi presidente da Sociedade Britânica de Psicanalise. Morreu em Londres dia 27 de janeiro de 1971.

2 PROCESSOS MATURACIONAIS

Winnicott postula que no nascimento, o bebe traz tendências hereditárias ou impulsos biológicos para o crescimento e desenvolvimento, mas dependerá do ambiente ser facilitador para isso acontecer.

Neste caso, o ambiente facilitador é o indivíduo que exerce a função maternal, pois qualquer pessoa pode exercer esse papel, basta estar qualificada para ele. O termo “mãe suficientemente boa” é usado por Winnicott se referir a um humano que atende prontamente as necessidades físicas e psicológicas do bebe, mas que quando ele apresenta certa autonomia permite o seu caminhar.

Ao nascer, o bebe é um ser totalmente dependente e sem uma pessoa para realizar seus cuidados, ele não sobreviveria; é, por isso, que se faz necessária a figura da mãe que se adapta as necessidades do bebe.  No início da vida psíquica percebe-se que, existe um estado de ser que tende à continuidade do desenvolvimento e que o ambiente é um agente ativo neste processo.

Trajetória da dependência absoluta a independência relativa.

Ao escrever sobre o desenvolvimento emocional das crianças e o estabelecimento das bases da saúde mental, Winnicott examinou que as crianças vão mudando desde o estado de dependência para o estado de independência e postulou graus de dependência durante o processo.

1-        Inicialmente haveria uma total dependência, por isso os ambientes em que o bebe convive deveriam ser suficientemente bons para impulsionar seu desenvolvimento. Uma falha ambiental poderia originar deficiências mentais não orgânicas, esquizofrenia infantil e pré-disposição para doenças mentais.

2-        Estagio de dependência: no qual as falhas maternas acarretariam traumas, pois já, de algum modo, existe uma pessoa a ser traumatizada.

3-        Mescla dependência – independência: se iniciariam as experimentações no campo da independência, mas é preciso reexperimentar a dependência. Caso não ocorra essa permissão, poderia ingressar no campo da dependência patológica posteriormente.  

4-        Independência – dependência: haveria uma continuação da experimentação, mas com predominância da independência. As falhas ambientais poderiam acarretar sentimentos de arrogância ou surtos de violência.

5-        Independência: o ambiente já estaria internalizado e o bebe conquista a capacidade de cuidar de si mesmo. Falhas nesse ambiente seriam bem toleradas e não acarretariam prejuízos.

6-        Sentido social: capacidade do indivíduo se identificar com os adultos e com grupos sociais sem perder sua essência, sua originalidade. Falhas neste ambiente poderiam acarretar falta parcial de responsabilidade como pai ou mãe.

Pode-se destacar três pontos essenciais:

 Primeiro: que os cuidados da pessoa que assumiu o lugar materno e/ou ambiente são fundamentais para que o desenvolvimento possa ocorrer.

Segundo: o estado de independência nunca é completamente alcançado, pois precisamos sempre de uma pessoa ou objeto ao nosso lado, e por isso, ele é relativo.

Terceiro: que o desenvolvimento emocional e a caminhada à independência, as crianças passam pelos estágios de desenvolvimento emocional primitivo: integração, personalização e realização. Estes estágios se entrelaçam às funções maternas de holding (sustentação), handling (manejo) e Objet Presentation (apresentação de objetos).

3 INTEGRAÇÃO E HOLDING

Inicialmente existe um estado não-integrado do ego (que é um mediador entre nossos impulsos básicos, desejos e os nossos padrões morais, idealistas) no bebe, portanto este se torna uma extensão da figura de mãe mas que pode adquirir uma identidade unitária sob certas condições. Este é um processo complexo, pois o bebe depende da figura mãe, mas suas necessidades não podem ser supridas de forma fria e mecânica, mas precisa de um cuidado emocional e com afeto.

O termo holding, que em inglês significa sustentar/sustentação, faz menção ao modo que a figura mãe sustenta o bebe em seu colo e que imprime no bebe a experiência física e emocional, caracterizada pela intensidade em que ele é sustentado. Esse colo é subtendido como algo capaz de protegê-lo de traumas vindos do mundo exterior que possam inibir seu desenvolvimento. O colo permite também o início de sua vida sensorial, que ajudará na formação do eu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (196.7 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com