TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TEÓRICOS DA APRENDIZAGEM

Por:   •  3/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE CURSO DE LICENCIATURA PLENA DA COMPUTAÇÃO

Moacir Gomes da Silva Junior

Psicologia

Debate sore teóricos e teorias da aprendizagem

Recife - PE 2019

Moacir Gomes da Silva Junior

Psicologia

Debate sore teóricos e teorias da aprendizagem

Relatório final, apresentado a Universidade Federal Rural de Pernambuco, como parte das exigências para a obtenção da nota de segunda avaliação.

Recife, 27 de junho de 2019.

BANCA EXAMINADORA

[pic 1]

Professora: Flávia Peres

Foi de suma importância debate relacionado aos psicólogos Frederic Skinner, Jean Piaget e Lev Vygotsky, a discussão nos permitiu amarrar melhor alguns ideias que ficaram soltas no decorrer do período, além disso, tivemos a oportunidade de indagar pontos fracos de suas teorias, e dessa forma tentar responde-las segundo o pensamento de cada autor.

No primeiro bloco debate cada equipe falou um pouco da biografia do seu autor. Quem iniciou a avalição foi o “grupo de Piaget”, relatando um pouco sobre a vida de Jean Piaget, o ano do seu nascimento (1896), país (suíça), um pouco da vida de seus pais, o livro que escreveu sobre o pardal albino que ele observava. Início na vida acadêmica em biologia, filosofia e só depois seguiu o ramo da psicóloga e sua morte que foi em 1980. Logo após o “grupo de Skinner”, falou sobre a vida do seu autor onde ele nasceu o ano, vida acadêmica, porém os integrantes usaram esse primeiro momento para falar das suas invenções e teoria, embora esse conjunto faça parte de sua biografia. Da mesma maneira o “grupo de Vygotsky”, relatou o cenário politico da época em seu país e a passagem prematura que foi a vida do seu autor que morreu jovem, no entanto deixou uma obra muito importante para psicologia.

No segundo bloco os grupos falaram das teorias de cada psicólogo. O “grupo de Piaget” falou sobre a teoria dos estágios, e devido o tempo não pode falar sobre a teoria da equilibração, mas no decorrer da discussão foi inserido, o “grupo de Skinner” falou sobre o ensino individualizado, as maquinas de ensinar, comportamento condicionado (reforços), e o “grupo de Vygotsky” falou muito sobre internalização e só fizeram uma breve referencia do à ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal).

No terceiro bloco deu-se início a rodada de perguntas que um grupo fazia para o outro grupo, e cada um respondia conforme a teoria do seu autor, primeiro foi o “grupo de Piaget” fazendo pergunta para o “grupo de Skinner” a pergunta foi “Sabendo que seus testes laboratoriais foram realizados com animais, como pode haver a comprovação de que os mesmos testes apresentaram os mesmos resultados em humanos, sabendo-se que somos seres racionais”? A reposta do grupo ficou incompleta, pois eles não conseguiram amarrar seus pensamentos, limitando-se apenas nos estudos feito por Skinner, porém os Neobehavoriatas responde essa pergunta. Depois o “grupo de Skinner” perguntou para o “grupo de Vygotsky”, “sobre questão da perca da interação no ensino EAD”? Embora a pergunta tenha sido mal formulada o “grupo de Vygotsky”, respondeu o que era esperado, disseram que era possível existir interação através da plataforma educacional a distancia, pois ela permite criar fóruns de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (123.6 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com