TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observação de Crianças PDCV

Por:   •  18/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO

Observação do menino (terceira infância):

Aspectos físicos:

O menino escolhido para a observação possuía uma estatura mediana, se comparado com os outros garotos da mesma idade.

Aspectos cognitivos:

Durante grande parte do trabalho, a criança observada, assim como os outros colegas de classe, tinha como objetivo concluir um teste de desempenho, para avaliar informações específicas aprendidas anteriormente. Ao contrário das outras crianças, o garoto observado não foi capaz de completar a maioria dos exercícios propostos pela professora, que pode ter ocorrido devido à desconcentração da criança em questão, o que nos levou a pensar num possível Transtorno de Déficit de Atenção.

Como aluno, era bem desatento e mostrava uma incapacidade de manter a atenção na aula e nos exercícios, além de ser fisicamente muito ativo e levantar durante as explicações da professora, etc. Outro ponto importante é que ele demonstrou uma dificuldade em concluir o teste de desempenho solicitado, como dito anteriormente, uma característica marcante desse tipo de transtorno comportamental.

Infelizmente, devido ao pouco tempo de observação disponível, é difícil dizer se o garoto possui realmente algum tipo de desenvolvimento atípico, ou se ocorre algum transtorno de aprendizagem da matéria em questão, já que presenciamos apenas a aula de uma habilidade acadêmica.

Além disso, pudemos observar que a criança, assim como seus colegas da mesma faixa etária, domina a pronúncia e gramática básica do português, assim como a utilização correta dos tempos verbais e outras habilidades metalinguísticas. Também não possuía características de algum transtorno de comunicação, pois se comunicava com boa articulação e fluência, além de possuir uma construção de frases com conteúdo e forma, provando não ter problemas com a linguagem.

Aspectos perceptuais:

Como pontuado no tópico anterior, a criança observada se mostrou mais atrasada em relação a sua turma, embora não apresente, em primeiro contato, nenhum tipo de deficiência emocional, mental ou física.

Personalidade:

Com o pouco contato obtido, pudemos notar que o garoto observado é extrovertido e sociável, pois possui um alto nível de sociabilidade e comunicabilidade, tanto com a professora, como com os outros colegas da sala.

Mostrou ser um garoto pouco organizado e consideravelmente desatento, quando observados os resultados do teste aplicado e a eficiência do aluno ao focar sua atenção em uma só tarefa. Apesar de ter sido repreendido por isso pela professora, manteve a calma e a estabilidade emocional diante da situação.

Aspectos sociais:

Ao contrário do exposto no livro (A Criança em Crescimento, de Denise Boyd & Helen Bee), as amizades do garoto não tiveram uma segregação por gênero notável, já que meninos e meninas interagiram ativamente uns com os outros, tanto em conversação como em outras brincadeiras. Inclusive, o garoto era procurado e nomeado pelos outros colegas, de ambos os sexos, como companhia predileta para brincar ou conversar, sendo, aparentemente, uma criança popular.

Também não apresentou sinais de agressividade de nenhum tipo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (76.6 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com