TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observação da Criança, PDCV

Por:   •  19/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  974 Palavras (4 Páginas)  •  514 Visualizações

Página 1 de 4

Dados da Criança: 3 anos,  sexo feminino, nome: H.L.R.

Observação:

A observação foi feita ao longo de um passeio pelo shopping. A H. L. R. estava muita entusiasmada para poder brincar na “piscina de bolinha”. Logo quando chegamos vimos que o playground foi retirado do shopping, a criança não percebeu isso, então não tocamos mais no assunto, já fomos direto para a loja de brinquedos. Antes de entrar na loja, os pais da criança deixaram bem claro que seria apenas para olhar, mas ao entrar ela já pegou uma boneca e foi direto para sua mãe, pedindo para levar o brinquedo, a mãe apenas reafirmou “É apenas para olhar” e a criança já ficou emburrada, e repetindo “Mas eu quero, eu quero...”, então ficou segurando o brinquedo por onde ia, mas após alguns minutos dando algumas voltas pela loja já ficou encantada com outros brinquedos e acabou esquecendo a boneca.  Havia na loja um espaço em que algumas crianças estavam brincando, a H. L. R. gosta muito de fazer amizades e foi se enturmar com as outras meninas, só que elas não queriam dividir o brinquedo, o que a deixou chateada,  até comentou comigo “Elas não querem me deixar brincar”, mas só precisou virar as costas para esquecer.  Mas mesmo assim fez algumas amizades por lá, enquanto se divertia com os vários brinquedos da loja, sempre chamava outra criança que estava por perto para mostrar o que o brinquedo fazia. No tempo que em estivemos na loja ela pegou uns três brinquedos pedindo para os pais levarem, no último ela chorou bastante e queria abrir o brinquedo ali mesmo, foi quando saímos da loja. Passeamos um pouco pelo shopping e fomos comer, a criança pediu um lanche e me oferecia tudo que estava comendo, até brincou colocando uma batata-frita na minha boca. Após isso fomos embora e ela dormiu o caminho até em casa.

Aspectos Observados:

1 – Motor ou físico: Como afirmado por Papalia, as crianças crescem mais rápido durante os três primeiros anos de sua vida. Essa criança já não tem mais aquela forma gorduchinha, já é bem crescida e magrinha, tem uma aparência mais atlética. Consegue realizar tarefas simples, segura objetos com firmeza, tem os movimentos mais refinados. Já é capaz de comer sozinha, vestir-se sozinha, lavar e secar suas mãos.

2 – Cognitivo: A criança já apresenta noções de números, em um momento da observação paramos para ver um brinquedo que continha uma ordem numeral, com nosso incentivo ela conseguiu contar até 12. Ela também sabia diferenciar que um brinquedo era maior que o outro e fez a colocação de que o maior era melhor do que o menor.  Crianças dessa idade já começam a desenvolver distinção entre a fantasia e a realidade, a H. L. R. gosta muito do famoso “faz de conta” mas mostra que sabe  a diferença entre o que é real e o que não é, mesmo que ainda haja uma certa confusão. No caminho do shopping o pai fez uma brincadeira, falando que haveria tubarão de bolinha na piscina de bolinha, a criança surpreende á todos nós ao responder “Tubarão de bolinha não existe.” Isso mostra que apesar de brincar bastante com a imaginação, ela distingue a realidade da fantasia. Quando fomos comer a criança se mostrou altruísta, preocupando-se comigo e oferecendo sua comida. Este é um comportamento que se mostra presente desde o primeiro ano de vida, a preocupação com os outros.  Essa preocupação com o próximo não quer dizer que essa criança não tenha o egocentrismo, pelo contrário, ela está ainda na fase desse comportamento.  Crianças nessa idade ainda acham que são o centro do universo, concentram-se tanto em seu próprio ponto de vista que não conseguem enxergar o de outra pessoa, mas  não quer dizer que não se importe ou se preocupe com essa pessoa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com