TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PDCV criança em desenvolvimento

Por:   •  2/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 4

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

Claudia Izabel Padilha Vilela

Elis Regina Ferreira da Mota

Joelly Teodoro Martins

Rayssa Gonçalves Bertogna

PINÓQUIO ÀS AVESSAS

SOROCABA

2016

Claudia Izabel Padilha Vilela – C93704-5

Elis Regina Ferreira da Mota – N880BE-8

Joelly Teodoro Martins – C949JH4

Rayssa Gonçalves Bertogna – D1252C0

PINÓQUIO ÀS AVESSAS

Trabalho apresentado na disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e Teorias da Aprendizagem do curso de graduação de Psicologia, na Universidade Paulista – UNIP, campus Sorocaba.

Prof.ª Kelly

SOROCABA

2016


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLIMENTO        

3 CONCLUSÃO        


1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo analisar as abordagens caracterizadas pelo livro “Pinóquio às Avessas”, fazendo uma reflexão crítica dentro das Teorias Psicológicas como: Abordagem Tradicional, Abordagem Comportamental e Abordagem Humanista. As três teorias abordadas no trabalho são modelos pedagógicos e cada uma com uma metodologia diferente.

O livro “Pinóquio às Avessas” escrito por Rubem Alves, mostra uma forte crítica a escola tradicional que não considera as características de cada aluno, mas trabalha como uma aprendizagem mecânica, moldando os pensamentos de todos os alunos como iguais.

Rubem Alves conta, através de sua escrita de fácil entendimento, a estória de Felipe, um menino curioso que questiona tudo e todos principalmente os adultos.

O menino conhece a história de Pinóquio através de seu pai que não sabendo responder a todas as perguntas de Felipe, fala que a escola é o lugar (que na história do boneco de madeira tem grande importância, pois quem falta à escola se transforma em menino burro) onde ele vai ter todas as respostas a muitas de suas curiosidades. Sendo assim Felipe cria a ideia de que só se tornara uma pessoa completa, assim como Pinóquio, quando ele for à escola, pois quem não vai à escola não pode se considerar uma pessoa. Quando finalmente Felipe vai à escola fica decepcionado, pois a escola é um lugar onde todas as crianças são moldadas a pensar igual e sobre assuntos que muitas das vezes não interessam a elas, tudo é feito como a própria professora da escola diz: “conforme o que as pessoas inteligentes do governo ditam” discordava das coisas ensinadas, pois não valiam por ser úteis, valiam porque vão cair na prova, para que as crianças possam passar em um futuro vestibular

2 DESENVOLIMENTO        

Pinóquio às avessas traz uma importante reflexão ao método adotado por grande parte das escolas atuais. Felipe, personagem central da história é um menino curioso e questionador que acaba de entrar na escola e que acreditava que a professora teria respostas a todas a suas perguntas.

Mas a escola em que Felipe foi inserido não correspondia com suas expectativas. A professora não respondia todas as perguntas que ele fazia, ao questionar o porquê não poderia ser saciado de suas dúvidas a professora disse que todos tinham que seguir um cronograma. A partir desse momento vemos a presença da abordagem tradicional nessa escola, onde os alunos são apenas receptores de informações e mediante aos professores eles não sabem nada, e como no caso de Felipe, ele apenas poderia aprender o conteúdo que o professor levava e não o conteúdo que de fato lhe interessava

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (96.5 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com