TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organicação E Lideranca

Trabalho Escolar: Organicação E Lideranca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  3.591 Palavras (15 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 15

Superiores Tecnológicos de Gestão de Produção Industrial

Fundamentos da Administração

Professora: Raquel Andrade de Paula

Matéria: Conceitos fundamentais e bases históricas da administração

Data : 04/08/2010 – 2ªaula

As organizações podem ser entendidas como um conjunto de recursos integrados em um sistema para atingir determinado conjunto de objetivos. Os recursos que uma organização utiliza podem ser dimensionados em dois grandes grupos interdependentes que formam o capital e o trabalho. Será por meio do aproveitamento da sinergia dos esforços desses recursos que a organização alcançará os seus resultados.

O ser humano possui uma tendência natural em se agrupar; ao nascer, precisa de outras pessoas para garantir a sobrevivência, pois é totalmente dependente, tanto física quanto emocionalmente. O primeiro grupo ao qual pertence é a família, que não deixa de ser uma organização. Será dentro dela que, a princípio, buscar-se-á a satisfação das necessidades. À medida que se cresce, começa-se a desfrutar dos resultados de outros tipos de organizações, e passa-se ao longo da vida a interagir com um número crescente delas.

Mas quando surgiram as primeiras organizações? Assim como elas estão presentes desde muito cedo na história de vida de cada um, também na história da humanidade têm-se exemplos de organizações em épocas muito remotas, basta olharem para as grandes obras de civilizações antigas. Não dá para imaginar a construção das pirâmides do Egito, ou Machu Picchu, sendo realizado sem uma estrutura organizacional eficiente por trás. Outras organizações persistem ao longo da história, mostrando que elas podem ser fortes e duradouras, como é o caso da Igreja e dos exércitos.

Por estarem inseridas dentro da sociedade, as organizações influenciarão e também receberão influência do contexto social e histórico; isso pode ser refletido na maneira como elas se organizarão e serão administradas. Diversos são os autores que pontuam a fato da necessidade de considerar nesse processo o contexto sócio-político-econômico em que ele ocorre. No contexto político, estariam às questões relacionadas ao exercício do poder, tanto na sociedade como dentro das organizações que a compõem. Já o contexto social diz respeito à organização das classes e das relações sociais. E, por fim, o contexto econômico, no qual se encontram a satisfação das necessidades materiais.

Toda organização seja com fins lucrativos ou não, surge em decorrência da necessidade do mercado e da sociedade. Pense no seu dia-a-dia. Quantas organizações você utiliza desde o momento em que acorda até a hora em que apaga a luz para dormir? Com certeza mais de uma dezena de diferentes tipos, setores e portes.

Isso dá a idéia de que as organizações podem ser agrupadas e classificadas de diferentes formas, como por tipo de atividade, nas quais estariam as empresas industriais que transformam matéria-prima em produtos acabados. As empresas comerciais são aquelas que comercializam as mercadorias tanto diretamente ao consumidor final (varejistas) quanto para outras empresas que irão revender a mercadoria (atacadista). E as prestadoras de serviços, são aquelas que comercializam trabalho, e não mercadorias.

Então, imagine no seu dia-a-dia: quando você acorda e toma o seu café da manhã, já está utilizando os resultados de diferentes tipos de organizações. A manteiga que você passa no pão é produzida por uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com