TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientação Vocacional

Por:   •  12/7/2016  •  Artigo  •  1.199 Palavras (5 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

CAMPUS ILHA DO GOVERNADOR

PROJETO DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

Nas escolas Privadas de Ensino Médio

        A Orientação Vocacional apresenta-se como um método de investigação e intervenção onde o indivíduo passa por um processo de autodescoberta e identificação de seus interesses e habilidades, procurando facilitar o momento da escolha e elaboração do projeto de carreira, objetivando a realização pessoal e profissional.

        Uma das decisões mais difíceis que um jovem se depara é a escolha do caminho profissional e é, geralmente, no Ensino Médio que ele visualiza o momento decisivo para novos desafios, novos valores e projetos de vida. Neste sentido, a escolha profissional deve acontecer de forma consciente para permitir que o jovem alcance sua realização profissional.

        Fazer uma escolha equilibrada na carreira profissional exige empenho, busca e perseverança. Porém este também é um período de muitas incertezas e cobranças, assim é imprescindível o acompanhamento e informação para que a escolha seja adequada e madura (Bohoslavsky, 1970).

No dizer de Crestani, “ a escola tem a função de desenvolver a capacidade geral de pensamento e julgamento do aluno, pois o que acompanha o ser humano até a velhice são as habilidades de deduzir, inferir, comparar e raciocinar, a partir de três fatores básicos (cognitivo, afetivo e social), para que se estabeleça a identidade no desenvolvimento da personalidade, além da transmissão do conhecimento” (Crestani, R.A., 2010).

Pensar em uma profissão implica esboçar um projeto de vida, e, escolher, significa ter que optar por uma entre duas ou mais alternativas atraentes. Muitas vezes o estudante faz essa escolha sem levar em consideração itens importantes, como aptidão pessoal, prática profissional e realidade do mercado de trabalho.

Dentre as várias fases da vida do adolescente, esta fase é muito importante, pois oportuniza que decisão seja tomada ao longo de sua jornada no Ensino Médio. São tantas as opções, que a escolha de uma profissão é difícil e dependerá de uma orientação para que se tornem as mais adequadas aos seus anseios.

Sendo assim, um projeto de Orientação Vocacional-Profissional na escola de Ensino Médio visa facilitar ao jovem esse momento de escolha, uma vez que, nesta fase ele passa por diversas necessidades e identificações decisivas, caracterizando o período de “crise da adolescência”.

OBJETIVO GERAL

        

        Promover o autoconhecimento e a reflexão sobre a multiplicidade de aspectos envolvidos na escolha profissional, oferecendo uma visão global sobre os diversos cursos de graduação existentes e sobre as diversas possibilidades de inserção no mercado de trabalho,  facilitando o processo de escolha profissional.

        OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Sensibilizar acerca da escolha profissional;
  • Oportunizar aos estudantes do Ensino Médio uma escolha mais assertiva sobre o curso de graduação a ser escolhido, bem como a profissão;
  • Vivenciar a rotina acadêmica através de visitas à Universidade Estácio de Sá;
  • Propiciar aos estudantes do Ensino Médio a compreensão de que este momento de escolha será decisivo para seu sucesso pessoal e profissional;
  • Esclarecer sobre os cursos de graduação que podem ser escolhidos;
  • Promover a reflexão sobre as tendências do mundo de trabalho, estimulando a exploração de fontes de informações sobre as profissões.

PÚBLICO ALVO

Estudantes do 2º e 3º  do Ensino Médio

METODOLOGIA

Realização de Grupos com, no máximo, 15 participantes, com encontros de duração de até 3 (três) horas, com periodicidade semanal sendo 2  encontros grupais e 2 individuais (1 para entrevista devolutiva), totalizando 12h. Nestes grupos será realizada a aplicação de Instrumentos de avaliação e técnicas vivenciais voltadas para a identificação de aptidões e interesses dos participantes.

Visita à Universidade Estácio de Sá a fim de promover uma aproximação do aluno com o ambiente universitário, permitindo a vivência e conhecimento mais aproximado da experiência acadêmica universitária e com os cursos de Graduação, através de palestra expositiva oferecida pela Universidade.

Levantamento das diversas profissões oferecidas bem como das demandas de qualificação profissional e encaminhamento para os cursos.

Promover um dia de aproximação com profissionais familiares, em que os pais serão convidados para apresentarem, aos participantes, as profissões em que trabalham, permitindo, assim, um conhecimento maior sobre a experiência vivenciada na profissão através do testemunho do profissional.

RECURSOS UTILIZADOS

Textos, dinâmicas, instrumentos de avaliação de interesses, questionários a serem oferecidos pelo grupo do Projeto de Orientação Profissional da Universidade Estácio de Sá.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (108.1 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com