TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientação Vocacional Profissional – Uma Proposta as Escolas do Ensino Médio

Por:   •  20/10/2018  •  Resenha  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 4

Orientação Vocacional Profissional – Uma Proposta as Escolas do Ensino Médio

RESUMO

 A orientação vocacional profissional surgiu á muito tempo e desde então vem sendo utilizada para o auxilio na tomada de decisão de um emprego ou para o desenvolvimento/esclarecimento das profissões a serem obtidas ou até mesmo dos cursos técnicos ou superiores a serem feitos. Os estudantes estão cada vez mais perdidos e as informações passadas para esse esclarecimento está cada vez mais insuficiente.

ABSTRACT

 Professional vocational guidance has emerged for a long time and since then it has been used to help in the decision making of a job or to develop / clarify the professions to be obtained or even the technical or superior courses to be done. The students are increasingly lost and the information passed to this clarification is increasingly insufficient.

JUSTIFICATIVA

 A proposta incluída neste projeto em orientação vocacional profissional é muito importante considerando que há uma enorme quantidade de jovens que, no decorrer do ensino médio ou na conclusão do mesmo, carecem de uma orientação para desenvolver uma escolha profissional. Os jovens, na maior parte, se encontram duvidosos a respeito de qual caminho seguir e que profissão escolher e, muitas das vezes, essas dúvidas os levam a uma má escolha ou a um adoecimento psíquico. É deplorável dizer que esta é uma realidade que transpassa a maioria dos jovens, principalmente os concluintes do ensino médio. É uma problemática que deve ser trabalhada com esses estudantes a fim de proporcionar a eles a possiblidade de conhecer as profissões e assim poder fazer uma escolha consciente e madura a seguir.

 O mercado de trabalho é realmente complicado e por isso é imprescindível que a escolha de uma profissão deva ser feita com confiança e também ser mediada pelo conhecimento introdutório da pessoa. Os jovens se encontram perdidos quando o assunto é curso superior ou até mesmo quando se trata de ocupação no mercado de trabalho, isso porque as informações que são passadas para eles no ensino médio muitas das vezes são insuficientes para que eles se posicionem e possam se identificar com um profissional, fazendo assim uma escolha consciente.

 Uma boa escolha profissional acontece quando o indivíduo se torna consciente de que uma profissão pode sim satisfazer suas necessidades. Não se trata apenas de passar para os estudantes essa ideia, mas sim proporcionar a eles as peculiaridades das profissões como forma de orientá-los neste processo de identificação profissional.

OBJETIVOS GERAIS

O presente projeto tem como seus principais objetivos:

  1. Facilitar/Ajudar o desenvolvimento na compreensão vocacional/profissional de estudantes e auxilia-los para uma melhor construção/reconstrução de seus projetos profissionais e de vida.
  2. Ajudar os estudantes na construção da sua carreira/identidade profissional-ocupacional.
  3. Auxiliar os estudantes na aprendizagem da tomada do processo de decisão, direcionando-os para uma escolha profissional autônoma.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Estudantes

Os seguintes objetivos inerentes são:

  1. Propiciar o autoconhecimento colaborando para o desenvolvimento da superação dos conflitos psíquicos presentes no processo da tomada de escolha profissional.
  2. Gerar o conhecimento e a reflexão acerca da atual realidade educativa e socioprofissional.
  3. Possibilitar o desenvolvimento da maturidade para a escolha profissional.

Equipe Docente

Desenvolver uma realidade em que os professores possam refletir sobre os fatores que induzem os estudantes nas escolhas e avaliar as expectativas depositadas sobre o projeto de vida dos mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (77.7 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com