TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os 20 Métodos de Pesquisa

Por:   •  20/5/2018  •  Resenha  •  1.593 Palavras (7 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 7

Resumo Perguntas e Respostas para Prova de 20 Métodos de Pesquisa

1-Tema das Questões: Estudo de Caso

1-Em relação ao estudo de caso como uma modalidade de pesquisa é correto afirmar que:

c) ( ) De acordo com diferentes autores, o estudo de caso tem origem na pesquisa médica e na pesquisa psicológica, com a análise de modo detalhado de um caso individual que explica a dinâmica e a patologia de uma doença dada.

2-Tendo em vista o delineamento do estudo de caso como metodologia de investigação todas as alternativas estão corretas exceto:

  1. O estudo de caso não pode ser decomposto em suas partes constituintes.

3- Diferentes posicionamentos que relatam as origens do estudo de caso, para a apresentação do seu significado como modalidade de pesquisa, há na literatura mundial contemporânea a contribuição de muitos autores, com posições diversas, entre os quais destacam-se: Goode, Yin, Stake e Lüdke. Tendo em conta as posições dos autores apresentados, o estudo de caso como modalidade de pesquisa é entendido como?

 E-  Como uma metodologia ou como a escolha de um objeto de estudo definido pelo interesse em casos individuais. Visa à investigação de um caso específico, bem delimitado, contextualizado em tempo e lugar para que se possa realizar uma busca circunstanciada de informações.

2-Tema das questões:  Pesquisa experimental

1)Sobre a pesquisa experimental, considere as seguintes afirmativas:

  1. É adequada para avaliar um processo, produto ou serviço.
  2. Não requer a elaboração de nenhuma hipótese.
  3. Na pesquisa experimental o objetivo principal é encontrar um problema, formular uma hipótese e manipular as  variáveis para obter resultado

Resposta ( X ) As alternativas I e III

2) Marque  a ordem correta das etapas da pesquisa experimental:

( X ) Levantar um problema, reunir informações , criar hipóteses, testar hipóteses, abandonar ou modificar a hipótese, lançar duvidas sobre  uma teoria cientifica.

3-Marque a alternativa incorreta:

(X  ) Na pesquisa experimental as hipóteses devem ser testadas somente  pela investigação e aquisição de novas informações sobre o problema.

3-Tema das questões :Pesquisa Descritiva

  1. Qual a principal finalidade da pesquisa descritiva?

C) O objetivo da pesquisa descritiva é observar, registrar, e analisar os fenômenos ou sistemas técnicos sem, contudo, entrar no mérito dos conteúdos. Neste método realiza-se o estudo, a analise, o registro e a interpretação dos fatos do mundo físico, sem a interferência do pesquisador.

2-Qual a interferência do pesquisador neste tipo de pesquisa e qual a sua função?

D) Neste tipo de pesquisa não pode haver a interferência do pesquisador,      pois seu dever é apenas descobrir a freqüência com que o fenômeno acontece ou como se estrutura e funciona o sistema, método, processo, etc.

3-Qual a utilidade de aplicação da pesquisa descritiva nos dias atuais?

B) A pesquisa descritiva é, juntamente com a pesquisa exploratória, habitualmente a mais realizada pelos pesquisadores sociais preocupados com a atuação prática e também a mais solicitada por organizações como instituições educacionais, empresas comerciais, etc.

4-Tema das Questões: ética em pesquisa em seres humanos

 1- A Bioética tem como objetivo facilitar o enfrentamento de questões éticas e bioéticas que surgirão na vida profissional. Sem esses conceitos básicos, dificilmente alguém consegue enfrentar um dilema, um conflito e se posicionar diante dele de maneira ética. Assim, não é princípio da bioética:

D) jurisprudência

2-  A bioética é apoiada por quatro princípios e um deles assegura o bem-estar das pessoas, evitando danos, e garante que sejam atendidos seus interesses. Busca-se a maximização do benefício e a minimização dos agravos. Esse é o princípio da:

  1. Beneficência

3- Em relação aos fatores que interferem na tomada de decisão ética, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. Assinale a sequência correta:

( V) Muitas vezes as pessoas têm dificuldade de identificar a gravidade da questão ética, pois ela assume caráter pessoal e temporal, influenciando a dimensão da sensibilidade.

( V) Fatores individuais ajudam a compreender porque as pessoas tomam decisões éticas diferentes em situações semelhantes dentro das organizações.

( F) Na cultura organizacional, a dimensão ética deve ser valorizada quanto aos fatores individuais de seus membros, considerando que o conjunto das crenças e valores de cada um, suas normas e rituais auxiliam na resolução dos problemas compartilhados.

( V) Os terceiros significativos são aquelas pessoas que exercem influências sobre os indivíduos ou o grupo de trabalho; quanto menos experiente maior a possibilidade de a pessoa ser influenciada.

Resposta B) V V F V


5-Tema das questões: Pesquisa Qualitativa

  1. A pesquisa Qualitativa é um método de investigação científica que se foca no caráter subjetivo do objeto analisado sendo assim é correto afirmar:

D)Portanto a Pesquisa Qualitativa estuda as  particularidades e experiências individuais, não se preocupa com representatividade numérica.

  1. Por trabalhar com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações. Estão corretas as alternativas sobre Pesquisa qualitativa, exceto:
  1. Seus  meios de coletas de dados são estruturadas através de questionários, entrevistas, e até outros recursos que tenham perguntas claras e objetivas..

  1. Pesquisa que não se baseia em um conceito teórico e metodológico unificado:

A)Pesquisa Qualitativa                      

6-Tema das Questões :Pesquisa  Quantitativa

1- Com relação as características da pesquisas  quantitativa e correto afirmar:

A-Tem como objetivo  medir ( mensurar através de dados  numéricos).

  1. Em relação a pesquisa quantitativa, seus  resultados  e a forma de de executar  pode ser  todas as  alternativas  estão  corretas exceto:

A)Qualificados

3 -De acordo com as alternativas  a seguir sobre exemplos de pesquisas  quantitativa marque V ou F

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (122.8 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com