TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Aspectos Filosóficos da Educação Infantil

Por:   •  29/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

Os aspectos filosóficos da educação infantil na BNCC.

Na busca por conhecimento, sabedoria e uma explicação que dê um sentido as coisas da vida nasceu na Grécia, a filosofia há 2.500 anos. O conhecimento filosófico está presente em todos os campos do conhecimento humano, sua dimensão filosófica no setor educacional é inquestionável, pois visa provocar a capacidade de pensar, às vezes criticando ou aprimorando ciências.

A pedagogia é entendida com uma dessas ciências, e seus princípios devem ser submetidos à reflexão filosófica, deixando indiscutível sua relevância na educação por envolver tanto o ensinar como o aprender, tão presentes no amadurecimento da mentalidade de crianças, jovens e adultos.

Nesse contexto os aspectos filosóficos são apresentados com o intuito de potencializar a aprendizagens e o desenvolvimento das crianças da educação infantil propostas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

O professor exerce a função de filósofo, que tem a tarefa de instigar, o pensamento reflexivo e crítico em relação aos problemas que a realidade vivida apresenta, a fim de encontrar soluções racionais e eficazes dentro das experiências de cada um, aberto ao questionamento, e a angústia do novo.

Ao se trabalhar a filosofia com as crianças, percebe-se facilmente que elas têm inclinação natural para a curiosidade, admiração, indagação, discussão e reflexão. Esses são traços cognitivos do empenho que a criança faz para descobrir como as coisas funcionam no mundo que as cercam.

O professor agirá então, como um mediador, sempre propondo um amplo panorama com abordagens que interroguem os sentidos e as práticas, organizados pelas etapas da sensibilização e da problematização, em que os alunos produzirão questões a partir dos temas abordados, depois de fornecidas essas ferramentas as crianças colocarão em prática o sentido crítico e investigador da Filosofia. Esses os conteúdos devem ser apresentados de forma temática, numa tentativa de torná-los os mais próximos possíveis da realidade vivida pelos alunos.

Referências:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/filosofia.htm

http://www.profala.com/arteducesp174.htm

http://www.e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/16850/13164

http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/artigos/filosofia.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia_da_educa%C3%A7%C3%A3o

Extras:

https://www.docsity.com/pt/o-papel-da-filosofia-na-educacao-por-fabrisia-tossato-barro-alto-ba/4864431/

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/FILOSOFIA/Monografias/Vilson_Jose_Scariotto.pdf

http://www.bvanisioteixeira.ufba.br/artigos/filosofia.html

www.e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/16850/13164

http://www.profala.com/arteducesp174.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (63.5 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com