TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O CUIDAR E EDUCAR COMO ASPECTOS INDISSOCIÁVEIS

Por:   •  19/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 4

GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA[pic 1]

DANILO ALVES DE LIMA

RA: 8052835

PROJETO: O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E O CUIDAR E EDUCAR COMO ASPECTOS INDISSOCIÁVEIS

Avaliação feita pelo Centro Universitário Claretiano, para verificação parcial do desempenho na disciplina Educação de Crianças, Jovens e Adultos e Psicologia do Desenvolvimento.

GOIANÉSIA-GO

2018

Introdução

O objetivo da unidade 3 é mostrar alguns procedimentos didáticos, algumas metodologias e estratégias de ensino utilizadas pelos programas de educação oferecidos para os discentes.

A atividade do docente então é caracterizada pelo desafio constante dos profissionais da educação em formar relações interpessoais com os educandos, de modo que o processo de ensino seja articulado e que os métodos utilizados consigam cumprir os objetivos propostos. Se a didática é técnica de ensinar, os procedimentos didáticos estão diretamente relacionados à forma e aos caminhos percorridos para que o conteúdo ensinado seja aprendido.

Quando se fala em trabalho com crianças, deve-se entender suas necessidades e seus interesses. Assim veremos que o processo de crescimento intelectual da criança, não está ligado apenas ao educar que diz respeito ao intelecto, mas também ao cuidar onde se abrange todos os aspectos sociais que rodeiam a mesma.

Desenvolvimento

Visita e solicitação de autorização para realização do projeto de prática (onde serão realizados uma entrevista e observação).

  1. Como devemos pensar o currículo na Educação Infantil?

O currículo da Educação Infantil pensa em todas as áreas de conhecimento: o Eu, Tempo , Espaço e conhecimento do mundo.

  1. Em qual concepção de criança o currículo da escola está embasado?

Na concepção que a criança é o centro, respeitando as diferenças e cada etapa de desenvolvimento.

  1. A senhora poderia me mostrar a proposta pedagógica da escola? (se possível fornecer uma cópia)

A escola não permitiu cópia da proposta pedagógica. Porém a proposta pedagógica do Ensino Infantil da escola analisada descreve:

A jornada diária da Educação Infantil é de 04 horas efetivas de trabalho em sala de aula e 15 minutos para o lanche, 15 minutos para o recreio.

A Educação Infantil tem duração de 02 anos para conclusão e se orienta pela matriz curricular da Base Comum Nacional do Ensino Infantil Jardim I e Jardim II nas áreas do conhecimento em Língua Portuguesa, Matemática, Estudos da Natureza e Sociedade. Com exigência de freqüência mínima de 60% e com formas de avaliação em observação, registro descritivo e reflexivo, portfólio, questionamentos orais, etc.

  1. Como o desenvolvimento da criança é trabalhado, estimulado? E como as áreas do conhecimento (linguagem, matemática, artes) são trabalhadas de acordo com o currículo proposto?

O desenvolvimento da criança é trabalhado por meio de vários estímulos como o sensorial, motor e emocional. Por meio de jogos, brincadeiras direcionadas com o uso de material concreto, músicas, histórias, pinturas, colagens, modelagem, etc.

  1. Como é visto o cuidar e o educar no currículo da escola? O que significa o cuidar e o educar?

Cuidar abrange a questão do emocional e o educar é promover o desenvolvimento cognitivo.

  1. Como deve ser pensada a organização do tempo e do espaço na educação infantil?

As salas devem ser amplas com muito espaço com materiais concretos e lúdicos. O tempo deve ser organizado de acordo com cada atividade, pois o nível de concentração na maioria das vezes é pouco.

  1. Qual o papel do professor (pedagogo) na organização do tempo e espaço oferecido às crianças na educação infantil?

O papel do professor é planejar atividades direcionadas e diversificadas às crianças, organizando o tempo e o espaço, assim promovendo o desenvolvimento do Eu, motor e espacial.

Durante todo o tempo de observação pôde ser visto que tudo que foi dito na entrevista realmente acontece na prática. Foram observadas questões como espaço físico utilizado, onde fica claro que até mesmo o layout da sala de aula é organizado com intuito de otimizar o espaço e dar mais conforto para o aluno. Foi percebido também que a necessidade individual de cada aluno é respeitada, onde alunos com necessidades especiais têm acompanhamento individualizado através de professor de apoio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (146.8 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com