TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS RELEVANTES SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Por:   •  23/4/2015  •  Resenha  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 3

Aspectos relevantes sobre o desenvolvimento da oralidade da criança.

Sabemos que  a oralidade é um importante instrumento de comunicação, tanto para perguntar como responder, para isso é importante que a criança tenha  uma linguagem oral bem desenvolvida. É através da fala que as crianças constroem conhecimento, ampliam o vocabulário, exercitam o pensamento, expõem ideias, sentimentos, emoções e organizam o pensamento. Desse modo a oralidade para a criança torna – se primordial para o convívio no contexto social no qual está inserida refletindo – se na comunicação direta com outras pessoas.

 Análise sobre a formação do leitor e do escritor.

No processo de aquisição da leitura e  escrita, aprendemos a ler e escrever  observando outra pessoa, por isso o professor tem  função primordial nesse processo, pois os alunos vendo o professor ler e escrever de forma prazerosa e incentivadora se sentirão motivados a mergulhar cada vez mais no mundo da leitura e da escrita.

Para que se forme um leitor e escritor consciente é preciso escolher um gênero textual que mais se identifique atendendo assim seus objetivos e propostas.

 Relevância do papel do professor no processo de ensino de leitura.

 Dar oportunidade para uma criança mergulhar  no mundo encantado dos livros é um dos papéis fundamentais do professor, sejam eles clássicos infantis, contos, lendas, anedotas, quadrinhos, dentre vários outros.

Existem vários meios  de incentivar a criança a gostar de ler, bem como a criar o hábito de leitura. Contar histórias para as crianças é uma dessas formas, pois as crianças se espelham no professor, gostam da entonação de sua voz, os gestos que faz enquanto conta a história, os risos ou choros, o sentimento que expressa na contação, enfim, tudo aquilo que traz emoção para o momento. E logo tentarão imitá-lo  da mesma forma.

Porém, a leitura não deve ser somente para o momento de prazer prazer, ela deve ter como  objetivo, promover a capacidade reflexiva e crítica,  dando oportunidade dos alunos falarem sobre  suas opiniões, elogiando ou não o livro, repensando suas idéias acerca do tema abordado, ou até mesmo mudando o final da história.

No processo de alfabetização professor e aluno caminham sempre juntos na construção do conhecimento e na concretização de ideais.

 Reflexão sobre a importância do ensino de estratégias que favoreçam a compreensão do texto que se lê.

O educador apropria – se de um papel fundamental no processo de compreensão da leitura, propondo estratégias que facilitem a compreensão das pessoas que lêem. A criança precisa se aprender a utilizar essas estratégias para que se torne um leitor consciente e ao mesmo tempo autônomo que consegue compreender tudo aquilo que lê.

O professor tem o papel de facilitar a aprendizagem  proporcionando vários contatos com a linguagem, fazendo com que os alunos ao passo que se apropriem da leitura, possam adquirir outras habilidades ao praticarem a leitura de maneira eficaz e compreensiva.

Conclusão

O professor  precisa estar em constante formação, buscando novas maneiras de ensinar, contribuindo significantemente para a aquisição do conhecimento do aluno. É necessário ambos caminhem juntos durante todo o processo de aprendizagem para que este se torne prazeroso e satisfatório. É importante que  criança se aproprie de estratégias de leitura e escrita para ter êxito na aprendizagem sempre se questionando, resumindo, lendo, etc. Alcançando assim êxito em tudo aquilo que lhe foi ensinado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (93.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com