TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Comportamentos Dos Assertivos

Exames: Os Comportamentos Dos Assertivos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  5.519 Palavras (23 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 23

Os Comportamentos do Assertivo

O passivo procura a distância para se pôr a salvo; o agressivo procura a proximidade para intimidar; o manipulador fica "desolado" como que para fazer face a alguém invisível. O assertivo não se aproxima nem se afasta demais; utiliza uma economia de gestos e de palavras, adaptando-os ao momento. A afirmação de si, no entanto, nem sempre é útil ou possível mas é especialmente indicada para situações deste tipo:

• Quando é preciso dizer qualquer coisa de desagradável a alguém

• Quando se tem que pedir qualquer coisa fora do habitual com probabilidade de receber uma resposta negativa

• Quando é preciso dizer não ao que nos pedem, com risco de desagradar

• Quando é preciso fazer face a críticas

• Quando se tem queixas a apresentar

• Quando é preciso desmascarar uma manipulação

• Quando se tem que fazer face a pequenas frases humilhantes ou rebaixantes

Mas existem também certas atitudes que são apenas pseudo-assertivas. Vejamos quais:

• A falsa franqueza (Todos sentem necessidade de franqueza mas evitam assumir os riscos correspondentes. Por essa razão, diz-se "com franqueza", "honestamente", "para ser sincero" e estes discursos diplomáticos e estereotipados só servem para baralhar as pistas);

• O discurso ao lado (A mensagem pode ser sincera mas inapropriada ao receptor ou às circunstâncias);

• As fraquezas esporádicas (Referimo-nos às baixas episódicas de assertividade ligadas a etapas ou a modalidades específicas de comunicação, por exemplo, primeiro contacto, contacto telefónico...);

• As discordâncias de estilo (A assertividade não impõe nenhuma rectórica ou linguagem definidas. A sinceridade é que conta. A forma de mensagem deve, ela sim, ser conforme às convicções do meio e ao estilo social. Assim, seria pseudo-assertivo ter um tom demasiado cooperante num contacto formal de negociação);

• Confundir confiança mútua com entendimento cordial (O postulado fundamental da assertividade é que o "outro" é, a priori, digno de confiança. O que não quer dizer que tenha os mesmos gostos e os mesmos interessses que Eu. A confiança mútua consiste em reconhecer o carácter eventualmente divergente dos interesses e admitir as diferenças de sensibilidade mas procurar sem reservas pontes de convergência realistas);

• Querer ultrapassar os nossos limites pessoais (É preciso também ser assertivo face a nós próprios);

• Reconhecer serenamente os próprios limites e fixar objectivos realistas de mudança.

Ser Assertivo Implica...

• afirmar-se sem complexos e de um modo construtivo

• defender os seus direitos sem usurpar os dos outros

• defender as suas ideias, os seus gostos, a sua verdade pessoal

• gerir o ambiente circundante

Perante este esquema, será fácil perceber que se parte do princípio de que o indivíduo tem capacidade para gerir melhor as suas relações com o mundo, modulando o seu comportamento em situações concretas de modo a expressar melhor a sua personalidade e a obter maior satisfação do meio envolvente. É pela prática serena da afirmação de si na vida quotidiana que se atinge estes objectivos. Por esta altura, deves estar a perguntar a ti mesmo: "Mas afinal como é que tudo isto se consegue?"

O que é a assertividade ?

I – COMPORTAMENTO PASSIVO, AGRESSIVO E ASSERTIVO: NOÇÕES GERAIS

1. O COMPORTAMENTO PASSIVO caracteriza-se pela VIOLAÇÄO DOS DIREITOS DO PRÓPRIO, QUER QUANDO NÄO EXPRESSAMOS OS NOSSOS PENSAMENTOS, SENTIMENTOS E OPINIÖES DE FORMA CLARA, PERMITINDO QUE OS OUTROS DOMINEM A SITUAÇÄO, QUER QUANDO EXPRESSAMOS OS NOSSOS PENSAMENTOS E SENTIMENTOS DE FORMA TÄO APOLOGÉTICA, SUBMISSA OU AUTO DEPRECIATIVA, QUE OS OUTROS PODEM FACILMENTE ENTRAR EM DESACORDO CONNOSCO E ATÉ MESMO HUMILHAR-NOS.

Quando nos exprimimos desta forma, estamos implicitamente a adoptar uma atitude de deferência, agindo de forma subserviente, como se a outra pessoa fosse detentora da razão ou superior pelo simples facto de ser mais velha ou vivida, ou por ser doutro sexo ou raça.

A mensagem envolvida é: "EU NÄO CONTO, PODEM APROVEITAR-SE DA SITUAÇÄO. OS MEUS SENTIMENTOS NÄO SÄO IMPORTANTES, APENAS OS VOSSOS. OS MEUS PENSAMENTOS SÄO INSIGNIFICANTES, OS VOSSOS SÄO OS UNICOS QUE VALE A PENA TER EM CONTA. EU NÄO SOU NINGUÉM, VOCÊS SÄO SUPERIORES."

Este comportamento revela falta de respeito pelas necessidades e direitos do próprio, mas também uma falta de respeito subtil pela capacidade do outro de assumir responsabilidades, ultrapassar decepções, resolver os seus próprios problemas, etc.

O objectivo básico da atitude passiva é apaziguar e agradar aos outros, evitando conflitos a todo o custo.

2) O COMPORTAMENTO AGRESSIVO caracteriza-se pela DEFESA FRONTAL DOS DIREITOS DO PRÓPRIO E PELA EXPRESSÄO DE PENSAMENTOS, SENTIMENTOS E OPINIÖES DE FORMA PREDOMINANTEMENTE DESONESTA, GERALMENTE INAPROPRIADA E QUE, EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS, VIOLA OS DIREITOS DOS OUTROS.

Um exemplo de agressividade emocionalmente desonesta, é a situação do indivíduo que face ao sofrimento de alguém com a morte dum familiar próximo, sarcasticamente denigre esta pessoa: "OLHA LÁ, PARECES UMA MARIA MADALENA" - em lugar de exprimir a sua própria tristeza.

O objectivo usual da agressividade é dominar e vencer, forçando a outra pessoa a perder. Vencer é conseguido humilhando, denegrindo, subestimando as outras pessoas, de forma que se sintam mais fracas e menos capazes de se expressarem e defenderem as suas necessidades e direitos.

A mensagem básica envolvida é: "ISTO É O QUE EU PENSO, VOCÊS SÃO ESTÚPIDOS POR ACREDITAREM EM QUALQUER COISA DIFERENTE.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com