TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Primórdios da Inteligência

Por:   •  12/3/2019  •  Abstract  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

A inteligência é parte integrante da adaptação biológica. Da mesma maneira que a respiração, digestão e coordenação faz com que o bebê se adapte ao meio. A inteligência faz com que ele se torne senhor de seu próprio mundo.

A inteligência é constante e não se modifica, mas as estruturas através da qual ela se manifeste sofrem mudanças.

Cada estágio é mais complexo e uma reorganização do estágio anterior.

“O desenvolvimento mental é uma construção contínua, comparável a de um grande edifício, que se torna mais sólido a cada novo acréscimo” Piaget. Mas ao contrário do edifício o desenvolvimento intelectual é flexível, sempre buscando um equilíbrio.

Os estágios sucessivos são sempre os mesmos, na mesma ordem. Mas a idade em que cada um emerge diferencia de acordo com o modo de vida, a língua, a sociedade.

O desenvolvimento é um processo de realização contínua, que se manifesta através de complexidade, diferenciação e enriquecimento gradativamente crescente de um estágio para outro.

Primeiro estágio:  0-2 anos

        Sensório motor – período mais primitivo de desenvolvimento, primeiras impressões do bebê com base em suas percepções sensoriais e atividades motoras. O bebê está “trancafiado no egocentrismo”, ele não tem consciência de qualquer coisa ao seu redor além de si mesmo. Tem apenas uma consciência imediata. Vem ao mundo com reflexos de herança biológico, como sugar e agarrar, o resto são movimentos motores grosseiros.

  1. Reflexos hereditários 0 – 1 mês
  2. Adaptações adquiridas 1 – 4 meses
  3.  4 – 8 meses: o bebe tem consciência de seu corpo
  4. Comportamento intencional 8 – 12 meses
  5. Tateamento orientado 12 – 18 meses: começa a experimentar para ver o que acontece.
  6. 18 – 24 meses: a criança começa a fazer tateamento mental, a ação física ou motora é interiorizada. Há dois fatores desenvolvidos “invenção de novos meios” e “representação simbólica”. Transições das operações físicas para as operações mentais.

Reação circular, uma ação cria uma reação que faz com que a ação ocorra novamente.

Noção de permanência do objeto, reduz o egocentrismo, a criança percebe a realidade a sua volta que existe independente dela.

Tem ideia da permanência de objetos e pessoas independente de sua presença em seu campo de visão. Noção primitiva de causalidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (83.5 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com