TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Princípios Psicológicos Básicos

Por:   •  30/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 5
  1. INTRODUÇÃO

O estudo das emoções é de grande importância desde os mais remotos tempos, pois ajuda no entendimento das patologias associadas ao aspecto emocional. Esse estudo sofreu um grande avanço particularmente interessante nas áreas Sociais e Humanas. Ao nascer, o ser humano traz emoções básicas, como o medo, tristeza, raiva e alegria, emoções importantíssimas quando se diz respeito à sobrevivência das espécies. (LOPES, R.B. 2011)

Esse estudo aponta a emoção numa interação relacional humana, como um processo adaptativo do homem aos processos dinâmicos sociais. (LOPES, R.B. 2011)

A emoção envolve a pessoa toda, a mente e o corpo, reação complexa desencadeada por um estímulo ou pensamento envolvendo reações orgânicas e sensações pessoais. È uma resposta que envolve uma reação observável, uma excitação fisiológica e uma interpretação cognitiva. (PINTO, 2011)

  1. OBJETIVO

O objetivo do presente trabalho é observar e descrever a emoção de uma pessoa ao observar um vídeo que tem como conteúdo melhorias de relacionamento entre pacientes infantis com câncer que ficam internados por muito tempo nos hospitais e seus familiares, com a criação de um ursinho de pelúcia que contém um dispositivo possível de fazer gravações de áudio de familiares e amigos para o paciente.

  1. METODOLOGIA

3.1 Local:

O presente trabalho será realizado na casa do observador, localizada na cidade de Mococa/SP

3.2 Participante:

Participará do presente estudo um homem de 27 anos, solteiro, ensino médio completo e empregado na área de eletrônica.

3.3 Materiais:

Será utilizado um vídeo localizado no site Youtube. As observações e reações serão registradas pelo aluno no seu caderno com caneta azul, computador para a digitação do trabalho, impressora e toner para a impressão do trabalho.

3.4 Procedimento:

Será explicado a um jovem o objetivo do trabalho e será lido o Termo de Consentimento (ANEXO A), após a aceitação, será realizado o estudo.

  1. RESULTADO

O vídeo foi visto no computador do observado, o vídeo é curto com duração de 3:57min., com título de “Conheça o ursinho Elo do Hospital Amaral Carvalho”.

No começo do vídeo, o observado disse que achava que já havia visto o vídeo, mas ao decorrer do vídeo ele percebeu que nunca havia visto e me falou.

Durante o vídeo, o observado comentou comigo como deveria ser difícil tanto pras crianças quanto pros familiares aquela situação. Por muitas vezes, ele assistia ao filme e sorria, curvava se sobre a mesa para se aproximar mais da tela com o intuito de melhorar sua atenção.

Percebi que em alguns minutos seus olhos se encheram de lágrimas, mas não ao ponto de escorrer.

No fim do vídeo pergunto ao observado o que ele achou, o mesmo me responde que achou essa atitude boa, pois mesmo sendo pouco aproxima um pouco o paciente dos familiares, que é bem emocionante, pois imagina a vida que os “pequenos” leva no hospital longe da família.

  1. DISCUSSÃO

A elaboração e montagem do trabalho foi tranquila. O observado foi claro em suas respostas.

O objetivo do presente trabalho foi atingido, foi possível entender na prática que as pessoas com estimulo demonstram emoções diversas, mas que são perceptíveis.

 

Instituto de Ciências Humanas[pic 1]

Curso de Psicologia / CEPPE – Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação

Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

1. Nome do projeto: Emoção

2. Objetivo Geral: Observar e descrever a emoção de um jovem ao observar um vídeo emocionante de pacientes infantis com câncer.

3. Procedimentos: Um vídeo do site Youtube que retrata uma criação de um ursinho de pelúcia com a possibilidade de fazer gravações de áudio.

4. Garantia de acesso: em qualquer etapa do estudo, você terá acesso aos profissionais responsáveis pela pesquisa para esclarecimento de eventuais dúvidas. O principal investigador é a Professora Marina Ceres Silva Pena, que pode ser encontrado no endereço R. Santa Teresinha, 160 - Centro, São José do Rio Pardo - SP, telefone (19) 3681-2655. Se você tiver alguma consideração ou dúvida sobre a ética da pesquisa, entre em contato com o CEPPE – Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação – Rua Dr. Bacelar, 1212 – Vila Clementino – CEP 04026-002 - São Paulo – Capital – tel.: (11) 5586.4204 – e-mail: ceppe@unip.br.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (292.2 Kb)   docx (588.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com