TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Riscos E Soluções No Mercado Empreendedor

Por:   •  21/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.060 Palavras (9 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 9

                 

           

                          Práticas Empreendedoras

         

                           

                 Riscos e soluções no mercado empreendedor.

                                             RJ

                                            2020

                           

               Riscos e soluções no mercado empreendedor.

Trabalho de apresentado à Universidade,  como requisito parcial para a obtenção de nota parcial na disciplina de: Práticas Empreendedoras Professor:

                                              RJ

                                            2020

                                                INTRODUÇÃO

      Existe uma grande quantidade de pessoas em empresas classificadas como empreendedoras, no calças pequenas empresas sofrem as diversas mudanças impostas pelo ambiente em que estão inseridas, enfrentando assim os diferentes desafios encontrados durante o processo de sua vida como um empreendedor. Podendo se dizer que o empreendedorismo é marcado pela diversidade.

    É de suma importância entender todo o caminho que percorrer o processo de empreendedorismo, e o perfil de vários pequenos negócios que obtiveram sucesso em sua jornada, sendo um meio de estudos para se alcançar os níveis esperados e diminuir gradativamente as probabilidades das taxas  dos grandes índices de insucesso para um novo negócio.

    É notório e real os diversos fatores que acabam afetando a sobrevivência e estabilidade do desenvolvimento das pequenas empresas, principalmente no momento em que estão enfrentando uma situação de calamidade em relação a pandemia do covid-19 que afeta todo o país, causando isolamento social e decadência financeira dos Estados em situação da pouca demanda de circulação da área econômica ao decretar o fechamento dos comércios. Portanto vários empresas optaram pelo ato de inovar assumindo os riscos, dos investimentos para atender a clientela, e não perderem seu negócios.

    Portanto o trabalho trás por objetivo possibilitar uma melhor percepção do ato empreender, que não está sente no ato de investir, mais sim engloba vários conceitos que cada um processo possui o seu valor diante dos fatores encontrados ao percorrer esse trajeto de empreendedor, pois vai muito além do que se e visto. 

DESENVOLVIMENTO

O empreendedorismo pode ser classificado como um conjunto de habilidade, conhecimento e atitude em frente as demandas do mundo dos negócios,  ou seja, aquele que mesmo perante as probabilidades de fracasso ou êxito assume uma atitude de investir em algo, no qual o ato de empreender um novo negócio traz grandes vantagens para a economia e sociedade. Perante um país o ato de empreender se torna um importante fator, por se mostrar o principal elemento gerador do desenvolvimento social e econômico, sendo um processo dinâmico que gera riquezas.

                       “ A riqueza é gerada por indivíduos que assume os principais riscos em    termos de patrimônio tempo ou comprometimento com a carreira ou que provém valor para algum produto ou serviço       (HISRICH;PETERS;SHEPHERD,2009,p.30).”

      

Os pequenos negócios corresponde aos 98% das empresas no Brasil, segundo números do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Os pequenos negócios são responsáveis pela maior parte das vagas de emprego geradas, chegando a quase 40% do total de salários pagos. Sendo visível notar que ao todo as micros e pequena empresas ocupam um espaço de 80% dos comércios e serviços, sendo um dos grupos a serem mais afetados Durandé a Crise da pandemia. 

           

      “O papel do empreendedorismo no desenvolvimento econômico

      envolve mais do que apenas o aumento de produção e de renda per

    capita; envolve iniciar e constituir mudanças na estrutura do negócio e

    da sociedade (HISRICH; PETERS; SHEPHERD, 2009, p. 30)”.

       

Qualquer indivíduo que almeja obter sucesso em relação aos negócios, tem por conhecimento que ao longo dos tempo a implementação de mudanças e indispensável, principalmente quando e para manter sua empresa no nível de bom rendimento lucrativo, pois a alterações existentes em relação ao mercado e clientela a empresa necessita se adaptar as novas necessidades de seu público que estão sempre em constantes oscilações. 

      Assim como o gestor de uma organização de pequeno porte que vende doces finos em sua loja física, teve grande queda no número clientes e vendas, devido à pandemia do covid-19, precisou criar estratégias para aumentar seu lucro mesmo enfrentando tal situação. Porém é importante ter sempre em mente que em comércio as mudanças são sempre bem vindas principalmente quando as estatísticas resultam em benefício como da otimização de processo para criar novos meios de solucionar dificuldade e reduzir gastos aumentando os lucros.

    Portanto o gestor optou percorrer um dos melhores caminhos a perante esse momento,  como introduzindo estratégias de logísticas, dando uma nova roupagem a antigos produtos, lançar novos produtos, oferecer propostas diferenciadas, criar promoções, criar momento de degustação, sites e grupos dos produtos e eventos da própria empresa aponto de chamar a atenção do seu público. 

      Porém se torna importante realizar os chamados gerenciamento de risco corporativos, sendo necessário utilizar todas as ferramentas e métodos de forma sistemática e com eficiência para  a documentação do processo de gestão de risco que acaba se  tornando um ato de grande valor já que almeja obter sucesso, pois ela proporciona equilíbrio entre os resultados, ganhos e perdas advindas dos riscos, das situações de incerteza. Dessa forma e importante a existência das ferramentas e métodos, como no processo de gestão de risco. Nele estão presentes seis etapas, sendo um guia para um eficiente plano de gerenciamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (101.1 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com