TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS APLICAÇÕES DO GERENCIAMENTO DE RISCOS NO MERCADO ATUARIAL

Por:   •  29/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

A pesquisa tem como objetivo analisar a percepção do mercado atuarial e segurador que contém informações importantes a respeito do tema compreendido, contribuindo tanto para o meio acadêmico, quanto para sociedade em geral.

APLICAÇÕES DO GERENCIAMENTO DE RISCOS NO MERCADO ATUARIAL

A gestão atuarial refere-se às práticas que serão adotadas para o contínuo acompanhamento e controle dos passivos atuariais dos planos de benefícios, bem como dos fatores que influenciam em sua precificação e estabilidade.

Tal gestão se inicia nos procedimentos de contratação da consultoria atuarial, passando pelo aperfeiçoamento dos procedimentos operacionais.

Já o gerenciamento é um processo que envolve identificar, avaliar, planejar e monitorar todas as operações e recursos presentes na entidade. De um modo geral, a gestão de riscos visa evitar, eliminar potenciais ameaças, garantir tomadas de decisão eficazes, ou até mesmo eliminar potencias ameaçar e outros benefícios de manter uma organização funcionando sem problemas. E vale ressaltar que o gerenciamento de risco e processo continuo, afinal os riscos fazem parte do dia a dia de uma entidade.

Entretanto, existem várias técnicas, estratégias e ferramentas de gestão de risco. No entanto, para aplicá-los, é necessário contar com profissionais qualificados.

Dentre essas possibilidades, a gestão de riscos pode utilizar a simulação de cenários, que envolve basicamente imaginar uma situação e seu possível impacto na organização. Para isso, a estratégia conta com variáveis qualitativas e quantitativas para calcular a probabilidade de determinados riscos.

Já a a análise de custo-benefício, que avalia qualitativamente os ônus e bônus de uma determinada decisão, projeto ou investimento. Com ele, é possível determinar quais opções são mais adequadas aos objetivos da organização e evitar os riscos para gestão financeira.

Para que a tal gestão seja eficiente, e preciso ter um setor qualificado ou funcionário e capacitado para fazer a gestão de riscos e acompanhar os processos a fim de identificar os pontos fortes e os possíveis riscos que devem ser avaliados. Os riscos sempre existirão visto que a rotina empresarial e propensa as mudanças do mercado.

MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DO RISCO OPERACIONAL

REFERÊNCIAS:

https://www.fea.usp.br/contabilidade-e-atuaria/graduacao/bacharelado-em-atuaria/o-que-e-atuaria

https://www.truckpad.com.br/blog/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-gerenciamento-de-riscos/

REFERÊNCIAS:

https://www.fea.usp.br/contabilidade-e-atuaria/graduacao/bacharelado-em-atuaria/o-que-e-atuaria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com