TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sistemas da Psicologia

Por:   •  14/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 4

GESTALT

Brenda Katriny Sousa de Oliveira, Handressa Benedetto Maia, Julia do nascimento gomes, Maria Júlia Câmara, Tatiane Gomes de Oliveira

INTRODUÇÃO

        A Gestalt é uma doutrina baseada na idéia da compreensão da totalidade para que haja a percepção das parte. Palavra de origem germânica com tradução aproximada de forma ou figura.

Teoria da Gestalt

Gestalt é uma palavra de origem germânica, com uma tradução aproximada de forma ou figura, também conhecida como Psicologia da Gestalt ou Psicologia da Boa Forma, faz parte dos estudos da percepção humana, que começaram a se desenvolver entre o final do século XIX e os primeiros anos do século XX. A Gestalt surgiu como uma doutrina de oposição ao behaviorismo, uma teoria e método de investigação psicológica que procura examinar do modo mais objetivo o comportamento humano e dos animais, com ênfase nos estímulos e reações, sem fazer recurso à introspecção.

A Gestalt é uma teoria que estuda a percepção humana.

Fenômeno de Phi

        O fenômeno de phi foi o primeiro estudo da Gestalt, sendo desenvolvido por Max Wertheimer, Kurt Koffka, e Wolfgang Köhler, no ano de 1910, na Alemanha. A pesquisa envolvia a percepção do movimento quando não há realmente o movimento físico. Usando um taquistocopio, projetavam a luz através de duas fendas, quando o intervalo de tempo era menor entre essas duas luzes o sujeito visualizava apenas um único feixe de luz que parecia se mover de uma fenda para a outra.

LEIS DA GESTALT

        Em suas análises estruturais, encontrou determinadas leis que regem a percepção humana das formas, facilitando a compreensão das imagens e ideias. Essas leis seriam conclusões sobre o comportamento natural do cérebro, no que concerne ao processo de percepção. Os elementos constitutivos são agrupados de acordo com as características que possuem entre si, como simplicidade, proximidade, semelhança, continuidade, figura fundo e preenchimento.

Lei da Simplicidade: A lei da simplicidade diz que todas as formas tendem a ser percebidas em seu caráter mais simples. É o princípio da simplificação natural da percepção. Quanto mais simples mais facilmente será assimilado, desta forma, a parte melhor compreendida em um desenho é a mais regular, que requer menos simplificação. (Figura a )

Lei da Proximidade: De acordo com a Gestalt, elementos muito próximos uns dos outros, se encaixando harmoniosamente, são processados em nosso cérebro como elementos conjuntos, ou unidades. É o princípio da proximidade. Além disso, se tais elementos são semelhantes reforçam ainda mais nosso cérebro para a leitura de um só objeto. (Figura b)

 

Lei da semelhança: Elementos semelhantes em cor ou forma tendem a ser agrupados pelo cérebro em uma só unidade. Isso faz com que objetos aproximados, apenas com uma característica semelhante, se unam aos olhos do leitor. (Figura c)

        Lei da continuidade: A lei da continuidade diz respeito à maneira como a percepção do fluxo e sequência dos elementos funciona em nosso cérebro. Trata-se da tendência dos objetos em seguir uma linha de fluidez visual gradativa. Isso é feito através de formas, linhas, cores, profundidade, planos, etc. Se você enxerga elementos em uma composição de modo ininterrupto, essa peça tem uma boa continuidade. A prioridade da continuidade é estabelecer sempre a melhor forma possível aos olhos. (Figura d)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (154.4 Kb)   docx (70.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com