TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO DA CAPACIDADE COMO UMA QUESTÃO DE FILA X TIPOS DE SISTEMAS DE FILAS E A PSICOLOGIA DAS FILAS

Trabalho Escolar: PLANEJAMENTO DA CAPACIDADE COMO UMA QUESTÃO DE FILA X TIPOS DE SISTEMAS DE FILAS E A PSICOLOGIA DAS FILAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  1.412 Visualizações

Página 1 de 4

Psicologia das filas: você já parou para pensar quanto tempo você gasta diariamente em filas?

Talvez você possa usar isso como um bom Passatempo para quando estiver em uma.

Dependendo da sua rotina, poderá até fazer um calculo de quanto tempo de vida você já perdeu apenas parados esperando por algo, talvez o resultado não seja muito animador, então o que você pensa? Em desistir? Mas você precisa pagar aquela conta, se não vai pagar multa.

Vai continuar doente, pois não aguenta mais esperar para ser atendido no hospital? Ou então largar o carro no meio do engarrafamento e ir andando pra casa?

Por muitas vezes, somos obrigados encarar essas inevitáveis situações que estão presentes no cotidiano.

Uma fila ocorre sempre quando a procura por um determinado serviço é maior que a capacidade deste de prove-lo. Essa situação existe desde o inicio da civilização, então como dimensionar a quantidade de servidores ideal para atender toda demanda? Será que é tão simples quanto parece? Podemos então pegar a média de clientes por hora e dividir pelo numero de servidores e só analisar o resultado? Desta forma, continuaríamos com as indesejáveis filas que assombram nossas vidas, pois as mesmas tem a capacidade de se acumular imprevisivelmente. O que isso significa? Que utilizando esse método, precisaríamos de uma bola de cristal para fazer tudo dar certo, caso contrario, teríamos em alguns momentos longas esperas e em outros nenhuma.

Não temos como prever exatamente quanto tempo cada serviço durara ou então quantos e como os clientes vão chegar no decorrer do tempo.

Este problema, começou ser estudado a mais de cem anos atrás, quando em 1909 o matemático dinamarquês das telecomunicações chamado Agner Erlang começou a trabalhar e aplicar a teoria das probabilidades a problemas de trafego de telefonia e publicou o primeiro trabalho deste assunto, provando que ligações telefônicas distribuídas aleatoriamente, seguiam a lei de distribuição de Poisson.

Ele é considerado o pai das teorias das filas, que atualmente é um setor da pesquisa operacional que utiliza conceitos básicos de processos estocásticos e de matemática aplicada para analisar o fenômeno de formação de filas e suas características.

Então, qual a razão pela qual os gerentes dos estabelecimentos e o poder publico não aumentam suas capacidades de atendimento? Podem resumidas basicamente por dois motivos: inviabilidade econômica

TIPOS DE SISTEMAS DE FILA - um sistema de fila é classificado por suas características e utiliza-se a Noção de Kendall (A/S/m/B/K/DS), onde: A significa distribuição de tempo Inter chegada, S significa distribuição de tempo e serviço, m significa número de canais de serviços simultâneo (servidores), B significa quantidade de buffets ou capacidade do sistema, K significa o tamanho da população e DS significa a disciplina de serviço.

As distribuições utilizadas para o tempo interchegada e tempo de serviço são simbolizadas por uma letra: M (exponencial), Ek (erlang, com parâmetro K), Hk (hiperexponencial, com parâmetro K), D (determinístico) e G (distribuição genética).

A distribuição exponencial é chamada memoryless (M). Uma distribuição determinística (D) significa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com