TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Testes Psicológicos Grandes Aliados dos Psicólogos

Ensaio: Os Testes Psicológicos Grandes Aliados dos Psicólogos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Ensaio  •  1.127 Palavras (5 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 5

Titulo: Os Testes Psicológicos Grandes Aliados dos Psicólogos.

Relatório de Estagio Básico IV do Curso de Psicologia, sob Supervisão da Prof.ª Ellen.

UNINOVE

SÃO PAULO

2014

Resumo

De acordo com o que foi estudado até o momento referente teste psicológicos verifiquei em diversos artigos acadêmicos estudados que com relação ao que se deve ensinar em testes psicológicos, Sbardelini diz em 1991e complementa que se devem ensinar testes psicológicos de forma que o aluno consiga refletir e pesquisar sobre os instrumentos. Nesse sentido, o papel do professor, ao ensinar técnicas de exame psicológico, é levar o aluno a entender como o instrumento em questão poderá servir para que ele compreenda concretamente a pessoa ele terá diante de si. Para que isto seja possível, não basta apenas que o usuário do teste se atenha aos resultados brutos ou transformados, mas é necessário um domínio da construção como um todo.

A Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) tem promovido eventos e encontros cujo objetivo é aprimorar a formação profissional. A ABEP e o CFP encaminharam ao Ministério da Educação propostas para conhecimento em avaliação psicológica a expectativa do conselho é que sejam considerados os processos democráticos de construção das diretrizes para que, dentro em breve, possam ser apresentadas referências à comunidade psicológica CFP no ano de 2003.

Objetivo

O objetivo da realização das pesquisas é de obter um conhecimento dos testes psicológicos que tem o objetivo de auxilia na identificação da personalidade e criatividade do sujeito. Agregar um conhecimento em diversos testes psicológicos de personalidade e de criatividade com eles o Quati o Torrance e o Paleográfico mostrar o quanto os testes sendo bem utilizados por profissionais qualificados e éticos traz um resultado bastante eficaz diferente das criticas realizadas anteriormente pela mídia devidos alguns testes serem de exclusividade de psicólogos alguns divulgam por meio de redes sociais e Youtube. Depois de alguns anos os testes de acordo o código de ética bem aplicado nos profissionais , vem crescendo e ganhando seu espaço por profissionais especializados e qualificados

Justificativa

Os testes psicológicos são ferramentas e métodos de uma abordagem e de tal, conhecimento psicológico onde é de conhecimento e exclusividade dos psicólogos. Os devidos, testes foi escolhidos por motivos profissionais e acadêmicos e pessoais. Os testes psicológicos são divididos em 2 tipos psicométricos e projetivos. A decisão da escolha de pesquisas dos testes Torrance e Quati e Paleográfico foi devida a curiosidade de conhece-los melhor.

Método

Foi discutido em sala de aula o que são testes psicológicos e para desenvolvimento das pesquisas foi disponibilizado uma lista de testes aprovados pelo conselho regional de psicologia com auxilio desta lista foram colocados a disposição dos alunos a opção de escolha de 3 testes para se realizar a pesquisa e elaborar o relatório. Foi elaborado com a professora orientadora questões que nos auxiliariam na montagem do relatório vide anexo 1.

Questionário que delineou a pesquisa:

1) O que o teste mede, qual o fenômeno mede, ou quais?

2) Quais foram os estudos de adaptação?

3) Qual é o público alvo?

4) Para qual faixa etária este teste pode ser utilizado?

5) Qual é o nível de instrução exigido no teste?

6) O teste pode ser aplicado individualmente ou coletivamente?

7) Quais as características físicas para uso dos testes?

8) Existe alguma característica no ambiente que restringe a sua aplicação?

9) Este teste é mais aplicado para que áreas de atuação?

10) Qual é o material do teste, do que ele é composto?

11) O tempo de duração dos testes?

Introdução

Os testes psicológicos são instrumentos de uma grande importância para os psicólogos, são de exclusividade de sua prática profissional, e podem auxiliar de uma forma significativa quando se refere no processo de avaliação psicológica, no que diz respeito à coleta e interpretação de informações a qual o teste nos concede.

O número de instrumentos nos países de Primeiro Mundo, onde o desenvolvimento da pesquisa científica é de um resultado bastante significativo no Brasil, tenta-se superar as dificuldades relacionadas ao desenvolvimento de pesquisas e, embora não se tenha uma grande variedade de bons testes para avaliar vários aspectos validados de acordo com a realidade e cultura do nosso país, os pesquisadores vêm trabalhando na tentativa de resgatar a essência dos instrumentos.

O teste palográfico e muito utilizado em empresas de grande pequeno e médio porte, e ate mesmo em consultorias de assessoria e recrutamento e seleção por profissionais da área e psicólogos. Trata-se de um teste projetivo (subjetivo) que auxilia na avaliação da personalidade. É baseado na realização de traços (palos) pelo sujeito.

Apresenta dados importantes para medir a qualidade de trabalho, a inibição, depressão, temperamento, inteligência, etc.

Tendo sido alvo de críticas desde o seu início pela pouca precisão de seus resultados os testes necessitam de pesquisas e de aprimoramento para que consolidem o seu verdadeiro valor, ou seja, o de auxiliar na prática do profissional de Psicologia (Anastasi & Urbina,2000).

Estudos realizados demonstram que os testes de personalidade estão presentes na prática do psicólogo e representam a maior parcela de instrumentos disponíveis no mercado profissional. Isto se justifica pelo fato de avaliações da personalidade serem imprescindíveis em diversos contextos de atuação do psicólogo (Noronha, Ana Paula 2000).

Resultado

Estudos realizados demonstram que os testes de personalidade estão presentes na prática do psicólogo e representam a maior parcela de instrumentos disponíveis no mercado profissional. Isto se justifica pelo fato de avaliações da personalidade serem imprescindíveis em diversos contextos de atuação do psicólogo (Noronha, Ana Paula 2000). Os resultados aqui apresentados são diante das pesquisas realizadas durante o período de estagio em anexo questões a qual foi utilizada para desenvolver e abordar duvidas sobre os devidos testes psicológicos escolhidos Quati, Palografico e Torrance.

( Colocar respostas das questões acima )

Anexo 1

Questionário que delineou a pesquisa:

1) O que o teste mede, qual o fenômeno mede, ou quais?

2) Quais foram os estudos de adaptação?

3) Qual é o público alvo?

4) Para qual faixa etária este teste pode ser utilizado?

5) Qual é o nível de instrução exigido no teste?

6) O teste pode ser aplicado individualmente ou coletivamente?

7) Quais as características físicas para uso dos testes?

8) Existe alguma característica no ambiente que restringe a sua aplicação?

9) Este teste é mais aplicado para que áreas de atuação?

10) Qual é o material do teste, do que ele é composto?

CITAÇÃO

OBJETIVO

JUSTIFICATIVA

MÉTODO

RESULTADO

Referencias (PROCURAR UMA BIBLIOTECARIA PARA ME AJUDAR A FAZER )

...

Baixar como  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »