TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Transtornos Mentais

Por:   •  25/7/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

1) Levantar novos autores que são importantes para a compreensão da psicopatologia e dos transtornos mentais;

De início é importante falarmos sobre o Tratado Médico-Filosófico sobre a Alienação Mental, escrito por Pinel em 1801. A obra é revolucionária por ter dado base à psiquiatria, ampliando a visão sobre a loucura na época em que foi escrita. Pinel elaborou o conceito de alienação mental, apontando que não se pode compreender a alienação mental, se não focarmos em sua causa (PINEL, 2005)

Dalgalarrondo (2018, p. 27) define a psicopatologia como o “conjunto de conhecimentos específicos referentes ao adoecimento mental do ser humano”. O autor possui uma ampla bibliografia acerca da psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais.

Ceccarelli (2005) traz um trabalho sobre a psicopatologia fundamental, na qual propõe contribuir para uma redefinição do campo psicopatológico, através de uma reflexão crítica dos modelos existentes. Para o autor, a noção de fundamental deve ser compreendida:

no sentido de uma “fundamentalidade”, uma "intercientificidade dos objetos conceituais”. Trata-se de um projeto de natureza intercientífica, onde a comparação epistemológica dos modelos teórico-clínicos e de seu funcionamento propiciaria a ampliação do limite e da operacionalidade de cada um destes modelos e, consequentemente, uma transformação destes últimos. A Psicopatologia Fundamental é o fórum de toda a metapsicopatologia (CECCARELLI, 2005 p. 474)

A psicopatologia fundamental tem como campo conceitual a psicanálise. Aqui o páthos será transformado em experiência, considerando-o apenas como um estado transitório.

2) Destacar algum tipo de transtorno e suas especificidades, de preferência o transtorno com o qual você tem mais curiosidade, aquele que você nunca ouviu falar, ou ao contrário, aquele que você tem maior ligação. As opções são muitas!

A ansiedade é um sentimento comum a todos. É uma sensação vaga e desconfortável de medo mediante a alguma situação desconhecida, que nos cause tensão. Apesar de ser comum e todos experimentarem algum grau de ansiedade ao longo da vida, a mesma se torna patológica quando as reações de medo são “exagerados” e desproporcionais.

Existem diversos tipos de transtornos relacionados com a ansiedade, por exemplo, a fobia social, fobias de coisas especificas, transtorno de ansiedade de separação e o transtorno de ansiedade generalizada (CASTILLO et al. 2000)

O transtorno de ansiedade generalizada tem como sintomas medo e preocupações excessivas de forma persistente diante várias situações. Estas são as principais características deste transtorno. No entanto, os sintomas também são acompanhados de taquicardia, insônia, fadiga, dores musculares, dificuldade para relaxar etc.

As preocupações não se restringem a uma determinada categoria, mas são generalizadas, excessivas, por vezes envolvendo temas que não preocupam a maioria das pessoas e de difícil controle. Para o diagnóstico, é importante, também, que esses sintomas causem uma interferência no desempenho da pessoa ou um sofrimento significativo (ZUARDO, 2017

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (43.4 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com