TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os impactos nas relações humanas no trabalho na pandemia COVID-19 e suas possíveis consequências futuras.

Por:   •  29/11/2021  •  Dissertação  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

PSICOLOGIA

Atividade Interdisciplinar – 10%

Os impactos nas relações humanas no trabalho na pandemia COVID-19 e suas possíveis consequências futuras.

Aluno: Hiago Panyagua Silva

Engenharia da Computação, ESAMC

A pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2 gerou um impacto global significativo, afetando diversos aspectos da sociedade, a nível social, econômico e a saúde mental da população mundial. No Brasil, em março de 2020 diversas medidas não farmacológicas foram propostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter o avanço da COVID-19, entre essas medidas estão, a higienização de mãos, etiqueta respiratória e principalmente o distanciamento social, sendo a última medida declarada e considerada a mais eficiente para a redução da transmissibilidade do novo coronavírus.

A literatura nos mostra que diversas populações sofreram com a preocupação sobre os possíveis efeitos prejudiciais do isolamento social, tais como a falta do contato com outros indivíduos, o aumento de doenças psicossomáticas como ansiedade, estresse e mudança de humor, crescimento de sentimentos negativos e principalmente as implicações praticas em resposta a pandemia, como por exemplo, dificuldades financeiras e manutenção de empregos. É plausível supor diante desses fatores citados em inúmeros estudos, disponibilizados em plataformas de pesquisa como Pubmed, OVID, Google Acadêmico, entre outras, que a pandemia da COVID-19 pode acarretar diversos transtornos psicossomáticos em indivíduos vulneráveis emocionalmente, psicologicamente, financeiramente e socialmente.

O período de quarentena é considerado uma experiencia desagradável para aqueles que a vivenciam, a separação dos entes queridos, perda de liberdade, incerteza do status da doença atrelado a redução de carga de trabalho ou até mesmo perda de emprego e renda pode levar a efeitos dramáticos na saúde mental. A perda financeira seja ela por quaisquer dos motivos citados anteriormente acarreta em sérios impactos socioeconômicos, além de ser um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de problemas psicológicos, como raiva e ansiedade, visto em epidemias anteriores como a gripe equina, ebola e SARS 2003.

Existe uma forte relação, extremamente evidente entre a pandemia da COVID-19 e o trabalho. O aumento no desemprego resultante das medidas preventivas afim de preservar a vida da população mundial, pode conduzir o indivíduo que vivenciou essa situação, desenvolver problemas psicossomáticos ou emocionais que podem acarretar futuramente no sofrimento psicológico. São cabíveis medidas de apoio social relacionadas a acompanhamento psicológico aqueles que passaram por perda ou sobre carga de trabalho durante o período de pandemia. Deve-se levar em consideração e como base as lições aprendidas em surtos epidemiológicos anteriores para desenvolver estratégias relacionadas a saúde mental pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com