TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE TRABALHO DE ESTÁGIO - REFORMULADO DEVIDO A PANDEMIA COVID-19

Por:   •  25/10/2021  •  Relatório de pesquisa  •  4.212 Palavras (17 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA LICENCIATURA

THAIS APARECIDA DE ALMEIDA

PLANO DE TRABALHO DE ESTÁGIO - REFORMULADO DEVIDO A PANDEMIA COVID-19

 

[pic 3]

Wenceslau Braz

2021

THAIS APARECIDA DE ALMEIDA

PLANO DE TRABALHO DE ESTÁGIO - REFORMULADO DEVIDO A PANDEMIA COVID-19

Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR ao curso de Pedagogia, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral.

Tutor on-line: Joecimara Miquilino Alves

Tutor presencial: Marcelina Sanches.

Wenceslau Braz

2021

Sumário

1        INTRODUÇÃO        4

2        LEITURAS OBRIGATORIAS        5

3        FUNÇÃO E A ESTRUTURA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        7

4        CONHECER A ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE PEDAGÓGICA E ADMINISTRATIVA, ASSIM COMO A ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA.        8

5        ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC (MEIO AMBIENTE, ECONOMIA, SAÚDE, CIDADANIA E CIVISMO, MULTICULTURALISMO E CIÊNCIA E TECNOLOGIA).        11

6        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS        12

7        PLANOS DE AULA        14

8        CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

9        REFERÊNCIAS        19


  1. INTRODUÇÃO

No presente estagio, abordam-se reflexões sobre a importância do Estágio Supervisionado em Educação Infantil, e as suas contribuições para a formação docente.

O estágio é parte fundamental do desenvolvimento profissional de todos os acadêmicos em Pedagogia no processo de formação, pois o mesmo proporciona ao graduando o primeiro contato com a prática pedagógica, seguindo os conhecimentos teóricos adquiridos na sua formação.

De acordo com o projeto de estágio curricular supervisionado do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Alagoas, esse instrumento tem a finalidade de preparar o aluno para a realidade que irá enfrentar no contexto escolar, ressaltando a necessidade da pesquisa no estágio, e a partir daí formular sua base de sustentação pedagógica.

Nesse sentido, o estágio proporciona ao acadêmico, a oportunidade de está na sala de aula, exercitando seus conhecimentos teóricos na prática diária com as crianças. É um aprendizado que oferece ao licenciando a oportunidade de exercer funções especificas de sua profissão, na qual o mesmo precisa está preparado para enfrentar os desafios da docência.

A disciplina de estágio curricular supervisionado é de extrema importância na formação docente, pois proporciona ao licenciando dentre vários benefícios, a experiência e o contato diariamente na sala de aula com os educandos.

Além de tudo, é o momento que o estudante de licenciatura vai vivenciar os desafios que irá enfrentar em sua profissão, conhecendo a realidade das escolas públicas, e principalmente conhecer a diversidade de uma sala de aula, com pessoas e comportamentos diferentes. Ressaltando que toda essa experiência que o estágio proporciona ao estudante de graduação, é de suma importância para sua vida profissional, pois é nesse momento que o estagiário irá vivenciar os desafios e também as alegrias da profissão professor (as), construindo então sua identidade profissional.


  1. LEITURAS OBRIGATORIAS

Os textos disponibilizados para pesquisa têm como principal objetivo destacar a importância do professor na escola, sua função como mentor e o papel que o mesmo desenvolve na Educação.

A importância do professor na educação infantil se reflete em toda a sociedade. Os educadores participam ativamente da formação dos cidadãos e desempenham um papel fundamental na difusão de conhecimentos científicos e desenvolvimento social das crianças.

A educação infantil é essencial para a formação de sujeitos respeitosos, críticos e reflexivos. Nesse cenário, o professor atua em prol do processo de aprendizagem dos alunos, além de trabalhar questões relacionadas aos valores sociais e éticos. Dessa forma, os educadores trabalham com a transmissão de conhecimentos científicos e sociais, que favorecem a convivência em sociedade.

O professor tem como função um papel inovador na disciplina, atividades devem ser desenvolvidas de maneira prazerosa com ludicidade, não deixando de lado o aprofundamento teórico metodológico que deve ser enfatizado para melhor aproveitamento de cada matéria. É fundamental o trabalho com pessoas portadoras de deficiências para que cada aluno entenda que a inclusão também é um processo que pode ser incluso nesta disciplina. Também pode se dizer do tema interdisciplinaridade que tem a mesma função de engajamento de aprendizagens e pluralização de saberes.

A escola para trabalhar o desenvolvimento motor das crianças, possui brinquedos como peças de madeira, blocos de montar, motos de brinquedos, colchonetes, mas, frente a pouca quantidade, preferimos levar os materiais de forma que os mesmos fossem suficientes e promovessem os objetivos estabelecidos nos planejamentos. E também para proporcionar as educadoras possibilidades diferenciadas de trabalhos com o movimento.

A pedagogia tem importância no desenvolvimento das crianças, seja ela na Educação Infantil onde estão começando a desenvolver seus aspectos metodológicos, sua capacidade motora, equilíbrio, lateralidade, força, conhecimento do próprio corpo etc. Sendo ela no Ensino Fundamental também usada como elemento transformador onde os alunos já são capazes de desenvolver atividades mais desafiadoras como domínio de suas próprias capacidades motoras, desenvolvimento de habilidades cognitivas, estruturais relacionadas ao aprendizado já obtido anteriormente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)   pdf (145.2 Kb)   docx (40.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com