TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARA SERVE A PSICANALISE?

Por:   •  3/4/2022  •  Resenha  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 2

PARA SERVE A PSICANALISE?

Os destinos do desejo e a cliníca psicanalitica

A autora traz a percepção do desejo enquanto conceito psicanalitico, é o remetimento a uma falta, nostalgia da suposta presença de algo que teria nos salvado do desamparo. Ao mesmo tempo que esse desejo atendido nos salva ao mesmo tempo nos deixa refém de outro atender o nosso desejo. Isso faz como que não sejamos propriamente indivíduos mas sim sujeitos, por um processo de alienação um no outro sobre os desejos.Com isso buscamos garantir um lugar de reconhecimento que estamos sempre perseguindo. O outro é o que reflete de mais intimo de nós, é o ponto de fundação do nosso próprio desejo. (pag.49, 50 e 51)

E como Denise Murano diz: cabe a psicanálise ser instrumento não apenas para o que diz respeito ao trabalho clinico, estrito senso do que se passa no consultorio, mas tambem servirde referencial ético e teórico para inúmeras outras intervenções que podem ser dirigidass ao campo social. (pag 53)

A psicanálise e sua ética

No texto a autora traz que a psicanálise é serva da ética. Se em termo operativos a psicanálise serve a uma inifinidade de possibilidades de intervenções, aquilo que se distingue de outros recursos oferecidos pela cultura é propriamente o que ela visa em seu modo particular de intervir. O que diferencia é a sua orietação ética na maneira como aborda os impasses do sujeito, sempre tomado como sujeito desejante.

Com isso nos traz para um mundo real, mostrando que podemos vir a realizar, que estamos nos mesmo barco, e que por vezes precisaremos ajustar a posição das velas. As vezes precisamos de ajuda e é aí que a psicanálise pode contribuir conosco. (pag 58 e 59)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (28.9 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com