TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Para que Serve a Psicanálise?

Por:   •  18/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Ciências Jurídicas e Políticas

Curso: Direito

Disciplina: Psicologia Jurídica

Aluno: Lucas

Resumo do Livro

Para que serve

a psicanálise?

O desejo é a força motriz do ser humano. Sem o desejo o ser humano não seria muito diferente dos outros animais. A capacidade de desejar algo e buscar a satisfação é o divisor de águas entre o ser humano e os demais animais.

A forma pela qual comunicamos nossos desejos é dada pela linguagem, que pode ser escrita, oral ou gestual.

Se nossos desejos não são satisfeitos ou se são satisfeitos, mas não trazem alguma forma de prazer e/ou gratificação teremos problemas que poderão se manifestar de diversas formas, desde uma simples dor de cabeça ou um problema no intestino até uma incapacidade de se relacionar com outras pessoas.

A psicanálise, psiquiatria e psicologia surgem como uma tentativa de lidar com estes desejos não satisfeitos e/ou satisfeitos que não trouxeram gratificações e acarretaram em problemas.

Cada qual da sua forma tentará resolvê-los da melhor forma possível, entretanto nem sempre será possível solucionar os mesmos problemas com a mesma abordagem. Às vezes a psicanálise é insuficiente ou contra-indicada para lidar com alguns deles, assim como a psiquiatria e psicologia. Todas elas possuem uma esfera de atuação.

Além de todas elas tentarem tratar dos problemas oriundos de desejos insatisfeitos, possuem um outro ponto em comum, elas dependem da vontade da pessoa em querer se tratar. Sem essa vontade, desejo do paciente o tratamento será inviável.

Como foi dito anteriormente, a abordagem feita aos problemas será diferente para cada uma delas:

A psiquiatria como ramo da medicina tentará resolvê-los encarando os problemas como um sintoma de uma doença que deve e precisa ser tratada, usará portanto de medicamentos e de ciência para curar o paciente.

A psicanálise não encarará os problemas como uma doença, mas como sintomas que tem sua origem na insatisfação do paciente com os seus desejos não satisfeitos. Ela tratará tanto do paciente como dos sintomas. A psicanálise encarará o inconsciente como origem dos problemas.

A psicologia tentará explicar as origens dos problemas, à partir de exercícios cognitivos. Ela tratará de estudar o campo comportamental, sendo mundo aplicada em testes e entrevistas.

Para a autora, a psicanálise se situa num campo entre a ciência

e a arte. Estando mais próxima da última.

A nível de ciência tentará encarar os desejos e a manifestação pelos mesmos de forma racional, estabelecendo uma relação de causa e efeito, se o paciente deseja algo é porquê este algo, objeto faz falta. Mas isto a nível consciente, ou seja, o paciente tem noção daquilo que deseja.

Quando o paciente não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com