TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PASSOS DO PROCESSO PSICODIAGNÓSTICO

Por:   •  3/4/2017  •  Resenha  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  2.994 Visualizações

Página 1 de 4

PASSOS DO PROCESSO PSICODIAGNÓSTICO

O psicodiagnóstico é um processo cientifico que parte de perguntas e respostas, quando um paciente é encaminhado cujo encaminhamento é o ponto de partida, começa a formulação de hipóteses que será confirmada ou não ao longo do processo, o psicólogo precisa de mais dados sobre o paciente e sobre a questão inicial para poder formular as hipóteses, então o psicólogo entra e contato com familiares, vizinhos, com o profissional que o encaminhou para coletar mais dados, cabe ao psicólogo esclarecer e organizar as questões pressupostas.

O psicodiagnóstico tem um tempo limitado, não se podem fazer seis anos de psicodiagnóstico numa mesma pessoa, tem que ter um tempo estabelecido, então para se esclarecer esse tempo primeiro o psicólogo tem que esclarecer as questões iniciais, definir hipóteses e os objetivos, assim o psicólogo terá condições de saber o exame adequado para o caso e o tempo que será utilizado para realizar o processo, logo depois você faz um contrato com o paciente esses contratos costumam ser verbais e estabelecem um número de sessões formas de pagamento, horários e datas (sempre no horário e o dia que o paciente pode), quem terá acesso aos exames, assim definindo obrigações e responsabilidades de ambas as partes. Caso chegue ao final das sessões e o psicólogo vê que será necessárias mais duas sessões, isso devera ser informado ao paciente.

O psicólogo devera ter um plano de avaliação, que é um processo pelo qual se procura identificar recursos que permitam estabelecer uma relação entre as perguntas iniciais e suas possíveis respostas, como se pode ver o plano de avaliação envolve a organização de uma bateria de testes.

A bateria de testes é um conjunto de testes e de técnicas que o psicólogo usa que pode variar o numero de instrumentos que será usado no processo do psicodiagnóstico que irão ajudar a fornecer subsídios que confirmem ou não as hipóteses.

O profissional terá que ter domínio do material, organização do espaço e do material, o objetivo de cada instrumento, o ambiente tem que ser calmo sem muitas cores, tem que ser confortável, então é importante esclarecer que o foco é o paciente (o sujeito) não os testes. O psicólogo tem que ter total informação, pois não da parar a sessão ao meio para ler o manual, assim não passa confiança ao paciente que pode vir a desistir do processo, então é muito importante que o psicólogo tenha experiência e esteja familiarizado com os instrumentos e estabeleça confiança com o paciente.

O psicólogo deve fazer o levantamento de dados, analise interpretação e a integração dos dados coletados nos testes, então neste ponto o processo o psicólogo já é capaz de descrever o paciente, uma revisão das observações feitas é indicada para melhor entendimento da maneira como respondeu à situação do psicodiagnóstico. Assim dependendo dos objetivos, sumario e observação já pode ser começada o levantamento do laudo. Então o psicólogo devera retornar a questão inicial, as hipóteses para a construção do laudo.

O Diagnóstico e Prognóstico, podemos dizer que muitas vezes o quadro sintomático e a história clínica do examinando podem conter informações suficientes para se chegar a um determinado diagnóstico. Outras vezes, mesmo quando não há dúvida quanto ao diagnóstico,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com