TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERGUNTAS BASES FILOSÓFICAS ATIVIDADE AULA

Por:   •  16/6/2020  •  Dissertação  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

Curso de Psicologia – 1º A

ATIVIDADE AULA 30/03


1. Que problemas a questão do observador humano trouxe à ciência?

O problema levantado mostra que duas pessoas nunca terão a mesma percepção de um objeto, pois sendo o homem um ser subjetivo, a percepção que ele tem das situações é igualmente subjetiva. Como o processo de observação varia de observador para observador, as conclusões a que cada um chega sofrem inferências de seus sentidos, sensações e particularidades.


2. Quais as principais características teórico-metodológicas do contexto fisiológico?

A relação da fisiologia e a física vem através dos métodos  do materialismo, o mecanicismo, o empirismo, a experimentação e a medição.

3. No que consistia(m) o(s) objeto(s ) de estudo sobre o ser humano nesse período?

Investigavam experimentalmente os mecanismos fisiológicos que estão na base dos fenômenos mentais investigar  e compreender o corpo e mente. Consiste o estudo da estrutura e a função dos sentidos ( visual, auditivo e sensorial).


4. De que maneira os estudos deste período contribuíram para o surgimento da Psicologia como ciência?

Esse estudo trouxe  para a psicologia as descobertas de áreas especializadas do cérebro e por haverem desenvolvido métodos de pesquisa mais tarde amplamente usados pela psicologia fisiológica. Estes estudos contribuíram para surgir a Psicologia como ciência pois antes deles não se acreditava que era possível categorizar a Psicologia como uma ciência pois como já dizia o filósofo alemão Immanuel Kant no início do século XIX, a psicologia nunca poderá ser ciência porque era impossível fazer experimentos com fenômenos e processos psicológicos, ou medi-los. Desta forma, esses estudos provaram que era possível medir a mente e assim nasce a Psicologia com ciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com