TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA DE CLIMA E MOTIVAÇÃO ORGANIZACIONAL

Por:   •  26/3/2016  •  Artigo  •  4.525 Palavras (19 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 19

Nome da Revista

Artigo Final


Vol. xx, Nº. xx, Ano 2015

Ana Beatriz do Prado

Faculdade Anhanguera de Bauru

Beatriz.pradobauru@gmail.com

Angleni de Fatima Xavier

Faculdade Anhanguera de Bauru

Anglenifxavier@hotmail.com 

Fabricio Gasparini

Faculdade Anhanguera de Bauru

Fabriciopsico2012@hotmail.com

Marilza Delpino Zanardo

Faculdade Anhanguera Bauru

marilza.zanardo@anhanguera.com

Claudineia Pedroso Fernandes

Faculdade Anhanguera de Bauru

claudineiapf@uol.com.br


PESQUISA DE CLIMA E MOTIVAÇÃO ORGANIZACIONAL

RESUMO

O objetivo deste artigo é discutir a questão do clima organizacional, a pesquisa de clima tem grande importância no diagnostico geral das organizações, onde é possível evidenciar quais os setores que necessitam de um olhar especial, identificando aspectos como a falta de motivação, insatisfação e estresse que consequentemente prejudicam os negócios. Com base nos resultados de uma pesquisa de clima realizada no Estágio Básico de Psicologia Organizacional e do Trabalho, oferecido pela Faculdade Anhanguera de Bauru na Empresa Storti Plásticos, a empresa atua a mais de 40 anos no ramo têxtil. O método utilizado foi desenvolvido através de questionário composto por diversas questões respondidas pelos colaboradores da área comercial, com o intuito de colher informações que ocasionam a falta de motivação e insatisfação no desempenho de suas funções e o modo como interferem nos objetivos da organização e nas relações de trabalho. Este estudo também tem o intuito de sugerir propostas de mudança para minimizar conflitos, visando aumentar as vendas, a qualidade de vida dos funcionários e a satisfação do cliente.

Palavras-chave: clima organizacional, motivação, organização, qualidade de vida, objetivos, satisfação, insatisfação, colaboradores.

ABSTRACT

The purpose of this article is to discuss the issue of organizational climate, climate research has great importance in the overall diagnosis of organizations where you can highlight which sectors require special look, identifying issues such as lack of motivation, dissatisfaction and stress which consequently harm the business. Based on the results of a climate survey conducted in the Foundation Stage of Organizational Psychology and Labour, offered by Anhanguera College of Bauru in the Company Storti Plastics, the company operates more than 40 years in the textile business. The method used was developed through questionnaire with several questions answered by employees of the commercial area, in order to gather information that cause a lack of motivation and dissatisfaction in the performance of their functions and how they interfere with the goals of the organization and relationships of work. This study also aims to suggest proposals for change to minimize conflicts, to increase sales, the quality of life of employees and customer satisfaction.

Keywords: organizational climate, motivation, organization, quality of life goals, satisfaction, dissatisfaction, employees.


  1. INTRODUÇÃO

A Psicologia Organizacional e do Trabalho tem como intuito, contribuir para as relações de pessoas com os objetivos, planejamentos, metas e expectativas das organizações em seu crescimento, expansão no mercado, qualidade de prestação de serviço e de vida de seus colaboradores nas organizações. Estudos de clima são úteis no fornecimento do diagnóstico geral da organização, onde podem se identificar quais áreas necessitam de uma atenção especial, e analisar quais estratégias devem ser utilizadas para intervir com mudanças e melhorias (SOUZA, 1982).

         O profissional atuante na área de psicologia e recursos humanos tem a função de facilitador dos relacionamentos interpessoais com o ambiente de trabalho, considerando a missão, visão empresarial e qual a motivação de seus colaboradores no desempenho de suas funções, visando à qualidade de vida e bem estar social de ambas as partes.

         A interação pessoal e organizacional, complexa e dinâmica mediante da reciprocidade dos objetivos e expectativas de ambas as partes. Porém esses objetivos podem enfrentar desequilíbrio e problemáticas quando uma parte contribui mais do que é retribuída, pois entende se que, o comportamento do indivíduo contribuirá de maneira satisfatória se estiver motivado com suas relações pessoais com o trabalho a ser desempenhado (JUNIOR & CANÊO, 2002).

 A satisfação dos funcionários de uma empresa está relacionada à atmosfera psicológica. Pois as mudanças no ambiente de trabalho devem satisfazer tanto clientes externos e internos, ou seja, os colaboradores, pois é o relacionamento de ambos que contribui com os objetivos de crescimento, lucratividade e sucesso das organizações (LUZ, 2006).

A presente pesquisa de clima tem como objetivo coletar dados da empresa e o grau de satisfação e motivação dos colaboradores em exercer suas funções e consequentemente como afeta o relacionamento dos mesmos com os clientes, e quais suas expectativas referentes à gestão empresarial adotada pela organização. A elaboração de coleta de dados sobre aspectos pessoais e profissionais dos funcionários e gestores sobre o funcionamento e clima da empresa, do departamento comercial que interferem diretamente com os objetivos da empresa, e sugerir propostas de mudança, minimizar conflitos visando melhor atender seu público alvo, aumentando a motivação de seus colaboradores, com intuito de aumentar as vendas, e satisfação do cliente.

  1. OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral

Este estágio teve por objetivo, diagnosticar o clima organizacional na empresa relacionando a desmotivação do setor de vendas no desempenho de suas funções e consequentemente como interfere no relacionamento destes colaboradores com os clientes externos e gestores.

2.2 Objetivos específicos

- Identificar o motivo de insatisfação dos funcionários.

- Buscar entre os funcionários quais os fatores principais que comprometem a produtividade e lucratividade da empresa.

- Encontrar fatores que geram desmotivação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)   pdf (465.2 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com