TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLITICAS SOCIAIS

Ensaios: POLITICAS SOCIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 3

Esse trabalho está focado no tema política Social, questão Social e a Cidadania plena, percebemos que no Brasil os três temas citados acima está deixando muito a desejar.

Falando em política, Vivemos hoje em um momento em que a política é questionada, pois é sistematicamente confundida com as ações dos políticos profissionais, principalmente, pelos maus políticos, hoje existe muita corrupção, no país inteiro, e isso afeta muito a população.

Quando se fala da questão social, falamos da pobreza, da falta de infraestrutura, dos preconceitos e etc. hoje muitas famílias ainda estão à margem da pobreza, praticamente excluídos da sociedade.

Como dizer que o Brasil tem uma cidadania plena, se ele não consegue atender as classes menos favorecidas, são muito pouco os beneficio feito para a populaçãonecessitada, ainda existe muita desigualdade, com as famílias de baixa renda, o governo não tem uma boa estrutura para atender as necessidades desses cidadãos, muitos estão perecendo, de baixo de pontes, em casebres abandonadas, outras com barracos em região de riscos, sem infraestrutura alguma, sem assistência básicas, como saúde, educação, emprego, moradia, maternidade, segurança e cuidado com a juventude, mesmo tudo isso estando claro no artigo 6º da nossa Constituição Federal, não é aplicado, é negligenciado e esquecido por nossas autoridades.

Muitos pais de família para ganhar o pão de cada dia precisam trabalhar no lixão como catador de lixo, ou trabalha disso, ou fica pelas ruas pedindo esmolas, ou acaba virando marginal, por falta de opção, e onde fica a cidadania com essas famílias?

Falta dignidade, apoio moral, para esses cidadãos, excluídos da sociedade, está faltando consciência, está faltando autoridades comprometidas com essa sociedade que já sofreu muito, e continua sendo humilhada, é preciso urgentemente fazer valer os direitos dos cidadãos, basta cumprir o que diz a nossa Constituição Federal, só assim teremos uma cidadania plena e digna.

2 Etapa 1 – Política Social

O QUE É POLÍTICA?

Este é um tema bastante difícil e profundo para ser tratado com rapidez ou em poucas palavras. Vivemos hoje em um momento em que a política é questionada, pois é sistematicamenteconfundida com as ações dos políticos profissionais, principalmente, pelos maus políticos.

Estamos carregados de desconfianças em relação aos homens do poder, que esquecemos que o Homem é um ser assencialmente político. Todas as nossas ações são políticas e motivas por decisões ideológicas. Tudo que fazemos na vida tem conseqüências e somos responsáveis por nossas ações, com isto concluímos que a omissão em qualquer aspecto da vida, significa deixar que os outros escolham por nós.

A palavra política surgiu na Polis (cidade) Grega, a sua definição científica é a ciência do bem comum. È a política que se encarrega de organizar a sociedade evitando que chegue a um caos sem ordem ou uma bagunça, tratando da convivência de diferentes pessoas, dos diferentes modos de vida.

Apesar da importância deste assunto, são poucos os que se interessam, o motivo deste desinteresse, como falamos acima, é que vivemos numa sociedade onde uma fração de indivíduos, no seu agir político procurar apenas beneficiar-se. Nossos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com