TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRECONCEITO CONTRA DEFICIENTES. SERÁ QUE DEFICIENTES FÍSICOS SOFREM BULLYING NA SUA APRENDIZAGEM?

Por:   •  11/12/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.856 Palavras (8 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA PIO DÉCIMO

FACULDADE PIO DÉCIMO

CURSO DE PSICOLOGIA

PRECONCEITO CONTRA DEFICIENTES.

SERÁ QUE DEFICIENTES FÍSICOS SOFREM BULLYING NA SUA APRENDIZAGEM?

ACADÊMICOS:    Andréa Fontes

Erivan Mota Melo

Genilson

Walter Oliveira Santos

ARACAJU – SE

2015

[pic 2]

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA PIO DÉCIMO

FACULDADE PIO DÉCIMO

CURSO DE PSICOLOGIA

ACADÊMICOS:

Andréa Fontes

Erivan Mota Melo

Genilson

Walter Oliveira Santos

PRECONCEITO CONTRA DEFICIENTES.

SERÁ QUE DEFICIENTES FÍSICOS SOFREM BULLYING NA SUA APRENDIZAGEM?

Projeto de pesquisa apresentado como pré-requisito

da disciplina Metodologia da Pesquisa Ciéntifica

Orientado pela Prof.ª Augusta Sacramento

ARACAJU – SE

2015


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO         

04

2. JUSTIFICATIVA         

04

3. OBJETIVOS         

05

           3.1 GERL .........................................................................................................

05

          3.2 ESPECIFICOS         

05

4. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA        

05

5. MÉTODO         

08

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS         

08

7. REFERÊNCIAS .....................................................................................................

08

04

  1. INTRODUÇÃO

Nesse trabalho procuramos discutir o preconceito contra deficientes físicos que se reflete na exclusão social destes, e na falta de ações públicas e social que tratam o indivíduo deficiente com o devido respeito crendo em sua capacidade sem focar apenas em sua limitação física. Buscamos focar, principalmente, no bullying na escola.

O trabalho realizado a partir de pesquisas bibliográficas permitiu que deduzíssemos a confirmação da nossa hipótese a cerca do prejuízo causado pelo bullying no aprendizado da criança na escola, será que ele prejudica (retarda e etc.)? Nesse trabalho você encontrará a resposta a este questionamento.

Como sabemos, o bullying é uma forma de manifestação do preconceito, ou seja, é discriminação também, porém ocorre de maneira constante com o intuito de constranger a vítima e não apenas ocasionalmente. Infelizmente, a escola é um ambiente que em menor ou maior grau, normalmente, tem esse tipo de comportamento discriminatório.

É claro que não é regra toda escola ter bullying, contudo é nesse ambiente que as consequências para a vítima são mais prejudiciais por elas ainda estarem no processo de formação básica e social. Assim, esses processos podem ser prejudicados devido a essa ação hostil.

Desse modo, procuramos a confirmação de nossa hipótese (subtema do trabalho) em artigos, monografias e outras fontes bibliográficas atuais que discorrem sobre a temática. Esse assunto é uma preocupação para os atuantes na área da educação infanto-juvenil, sejam professores, pedagogos, administradores de escola (diretores) e psicólogos da área escolar, enfim, é um objeto de estudo que interessa a todos os profissionais da área da educação.

  1. JUSTIFICATIVA

Justificamos esta pesquisa pelo propósito de verificar a inclusão de crianças e jovens com deficiências, destacar esta problemática, e trazer um pouco do prejuízo que pode trazer no desenvolvimento psicológico e moral destas pessoas, porque por comportamentos arraigados na sociedade de preconceito, discriminação e marginalização, quando não

05

abordado, a sociedade não leva em consideração os devidos prejuízo causados. Estes comportamentos são problematizados como conceitos-chave na pesquisa para sustentar e

discutir os conceitos de exclusão e inclusão na educação escolar. Levando os professores a uma reflexão mais ampla a cerca da situação, e contribuindo para uma melhor inter-relação entre professores e alunos.

A intenção dessa pesquisa é ampliar os esforços de investigação no que diz respeito ao bullying contra a criança com deficiência física, esta pesquisa busca, ainda, contribuir como suporte de sensibilização de profissionais para a formulação de uma proposta de intervenção preventiva no que se refere às práticas educativas. Bem como nortear caminho e possibilidade para a promoção de uma auto-estima saudável nas crianças, e diminuição de comportamentos preconceituoso dos demais.

  1. OBJETIVOS

3.1 Geral

  • Discutir sobre o preconceito contra deficientes físicos.

3.2 Específicos

  • Confirmar a hipótese de que o bullying prejudica o aprendizado escolar da criança e jovem com deficiência física.
  • Mostrar o bullying como um problema que só pode ser resolvido se houver um trabalho conjunto entre sociedade e governo.
  • Expor de maneira breve a temática do bullying e suas consequências psicológicas.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Ao acompanhar todas as formas de mídias informativas, percebemos hoje no Brasil uma sociedade multicultural, diversificada, longe, muitas vezes, daquele produto antes imaginável, imposto ou até mesmo idealizado por tantos outros. Ao observar por esta óptica, notamos que tal situação nos remete á um caminho, ou direção positiva, tomada pela sociedade moderna brasileira, contudo será que esta sociedade tem respeitado as diferenças do

06

seu próximo? Não enxergando-o como igual em todos os sentidos, mas como individuo um ser único, com opiniões, decisões ou orientações diferentes do que é imposto, ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (196 Kb)   docx (103.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com