TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NEUROPSICOSE PEDAGOGIA: ÊNFASE NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO DEFICIENTE AUDITIVO

Por:   •  9/5/2015  •  Artigo  •  4.709 Palavras (19 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 19

NEUROPSICOPEDAGOGIA: ÊNFASE NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO DEFICIENTE AUDITIVO

Cassiana Meyer de Matos[1]

Leila Sandra Guedes de Oliveira

José Carlos Rodrigues

Anderson Aparecido de Oliveira[2]

RESUMO:

Essa pesquisa teve como objetivo compreender a interação do aluno deficiente auditivo e o desenvolvimento da aprendizagem e da linguagem das crianças com deficiência auditiva, que pode ser realizado tanto em língua portuguesa (oral) quanto na língua brasileira de sinais, devendo ser desenvolvido de forma a dar à criança surda um instrumento linguístico que a torne capaz de se comunicar. Caracteriza-se por uma pesquisa de cunho bibliográfico, buscamos o melhor entendimento sobre a identidade dos surdos, as dificuldades na aprendizagem do aluno deficiente auditivo, os desafios dos professores na aprendizagem dos alunos destes alunos, e um apanhado geral sobre a língua brasileira de sinais (Libras). Com o objetivo de compreender e verificar as principais dificuldades encontradas pelo aluno deficiente auditivo no desenvolvimento da aprendizagem constituíram os referencias que respaldam este estudo. Pela extensão desse trabalho, estudos posteriores podem ser desenvolvidos com objetivo de aprofundar questões mais específicas na aprendizagem do aluno deficiente auditivo, o importante é que a escola possa oferecer meios para desenvolvimento intelectual do mesmo, reconhecendo seu potencial e valorizando em sua diferença, na busca de uma sociedade inclusiva e igualitária. É importante ressaltar que não existe pretensão de esgotar o assunto neste trabalho, pois muito há a ser discutido sobre a aprendizagem do aluno deficiente auditivo.

Palavras-chave: Deficiente Auditivo. Aprendizagem. Papel do Professor. Língua Brasileira de Sinais (Libras). Neuropsicopedagogia.

ABSTRACT:

This research aimed to understand the interaction of the hearing impaired students and the development of learning and language development in children with hearing loss, which can be performed both in English (oral) and in Brazilian sign language, should be developed order to give deaf children a linguistic tool that makes it able to communicate. It is characterized by a search of bibliographic nature, we seek a better understanding about the identity of the deaf, learning difficulties of the hearing impaired student, the challenges of teachers on student learning of these students, and an overview of the Brazilian Sign Language (Pounds). Aiming to understand and identify the main difficulties encountered by the hearing impaired student in the development of learning were the references that support this study. By extension of this work, further studies may be developed in order to go deeper in learning specific issues of the hearing impaired student, the important thing is that the school can provide the means for intellectual development of the same, recognizing its potential and appreciating their differences in pursuit an inclusive and egalitarian society. Importantly, there is no claim to be exhaustive in this work, because there is much to be discussed about the learning of the hearing impaired student.

Key Words: Deaf. Learning. Role of the Teacher. Brazilian Sign Language (Libras). Neuropsicopedagogia.

Introdução

A Escolha desta temática fundamenta-se na “Ênfase no Desenvolvimento da Aprendizagem do Aluno Deficiente Auditivo”.

A educação compreende como uma inserção de todos os alunos em uma situação real de aprendizagem, abrangendo atividades culturais, laborais e recreativas, onde o aluno possa atentar-se e realizar ações significativas.

É na escola que existe a transmissão dos conhecimentos produzidos pelas gerações antecedentes, por meio da sistematização do ensino dos conceitos científicos. Esses conceitos são acessados pelos alunos deficientes auditivos por meio da mediação docente.

Com base na problemática identificada procurou-se desenvolver um estudo que pudesse contribuir para o entendimento do leitor no que diz respeito à dificuldade encontrada pelo aluno deficiente auditivo na aprendizagem escolar.

Esta pesquisa teve como objetivo compreender e verificar as principais dificuldades encontradas pelo aluno deficiente auditivo no desenvolvimento da aprendizagem. Como tal objetivo, realizamos várias leituras sobre as dificuldades na aprendizagem pelo aluno deficiente auditivo, com os estudos de pesquisadores sobre o assunto em pauta e, pesquisas com artigos, monografias e dissertações que tratam o tema, constituíram os referencias que respaldam este estudo.

Ainda na elaboração deste estudo foram utilizados autores como Hennemann (2012) que faz uma abordagem sobre a neuropsicopedagogia; Sanchez (1990) e Ferreira Brito (1993) que aborda sobre o termo surdo como mais apropriado e aceito pela comunidade surda; Quadros (2006) faz um apanhado sobre a língua brasileira de sinais (Libras) e sobre a identidade dos surdos; Brasil (2005) que aborda sobre os desafios dos professores de deficientes auditivos na aprendizagem, e Vygotsky (1993) que faz uma abordagem sobre a aprendizagem.

O trabalho se justifica pelo fato de ser um tema preocupante, que precisa ser abordado entre a comunidade escolar, a fim de entender suas dificuldades. Com os estudos teóricos sobre o desenvolvimento da aprendizagem do aluno deficiente auditivo, veremos que é importante a escola reconhecer as dificuldades dos deficientes auditivos na aprendizagem viabilizando a qualidade que respalde no mesmo.

Através desta pesquisa espera-se adquirir conhecimento enriquecedor em busca do tema em pauta. Pretende-se que este trabalho de pesquisa possa colocar em pauta a necessidade de se pensar que um bom desenvolvimento intelectual do aluno deficiente auditivo é uma conquista da escola, do professor, no que, na inclusão social, os mesmos podem conquistar um papel na sociedade.

Pela extensão desse trabalho, estudos posteriores podem ser desenvolvidos com objetivo de aprofundar questões mais específicas na aprendizagem do aluno deficiente auditivo, o importante é que a escola possa oferecer meios para desenvolvimento intelectual do mesmo, reconhecendo seu potencial e valorizando em sua diferença, na busca de uma sociedade inclusiva e igualitária. É importante ressaltar que não existe pretensão de esgotar o assunto neste trabalho, pois muito há a ser discutido sobre a aprendizagem do aluno deficiente auditivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)   pdf (223.5 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com