TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E CIDADADNIA

Por:   •  28/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.493 Palavras (10 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE DOURADOS

Faculdade Anhanguera – Unidade de Dourados

Disciplina: Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar e Educacional

Professora:  Solenir Olídio Pires Vareiro      

PROJETO DE INTERVENÇÃO

ESTÁGIO PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL

TEMA: PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E CIDADADNIA

Acadêmica (as):

Cleocilde de Oliveira- RA – 9890534420

Katia Ellen da Silva Matos RA: 8062804519

Leide Tuani de Albuquerque RA: 9963842376

Maria Aparecida de Souza RA: 2983562153

Vera Lucia Domingo Samuel RA: 8218880708

Sirleide de Oliveira Barboza RA: 9861489877

Março/ 2017

Dourados/MS

[pic 2]

FACULDADE ANHANGUERA DE DOURADOS

Faculdade Anhanguera – Unidade de Dourados

Disciplina: Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar e Educacional

Professora:  Solenir Olídio Pires Vareiro      

PROJETO DE INTERVENÇÃO

ESTÁGIO PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL

TEMA: PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E CIDADADNIA

Projeto de Intervenção elaborado como requisito para  avaliação do estágio supervisionado em Psicologia Escolar e Educacional, do 6º e 7º semestre  do curso de Psicologia da Universidade Anhanguera de Dourados.

Orientadora Profª: Solenir Olidio Pires Vareiro

Dourados/MS

Março/ 2017

[pic 3]

FACULDADE ANHANGUERA DE DOURADOS

  • Identificação do Projeto

  Tema: “Processo de ensino aprendizagem, relacionamento interpessoal e cidadania”

  • Público-alvo

  Alunos o ensino médio, regular, de 16 à 21 anos

  • Período de realização

  O estágio escolar será realizado no período de 13de março 2017 à 13de junho de 2017, trabalhando em três horas diárias, uma vez na semana, totalizando 60 horas.

  • Responsáveis pelo Projeto

  Na autoria desse projeto tem-se as acadêmicas de Psicologia: Cleocilde de Oliveira, Katia Ellen da Silva Matos, Leide Tuani de Albuquerque, Maria Aparecida de Souza, Vera Lucia Domingo Samuel e Sirleide de Oliveira Barboza, como responsáveis pelo planejamento, execução, realização e avaliação do projeto. Sendo todo trabalho desenvolvido dentro da Instituição do projeto. Sendo todo trabalho desenvolvido dentro da Instituição supervisionado e orientado pela professora de Psicologia Escolar Solenir Olidio Pires Vareiro.

Sumário

Identificação do Projeto        3

Público alvo        3

Período de realização        3

Responsável pelo Projeto        3

1 Introdução        5

2 Justificativa        7

3 Objetivos        10

3.1 Objetivo Geral        10

3.2 Objetivos Específicos        10

4 Metodologia        11

5 Avaliação        13

6 Resultados Esperados        14

7 Referências Bibliográficas        15

Anexos        16

1 Introdução

O presente projeto contribui para formação acadêmica, pois refere-se ao estágio supervisionado obrigatório, o qual é preciso para uma graduação, neste caso válido ao curso de Psicologia e na disciplina de Psicologia Escolar e Educacional.

A realização do estágio curricular em uma instituição escolar possibilitou não apenas a vivência da prática, mas um maior conhecimento de uma das áreas de atuação da Psicologia, a Psicologia Escolar e Educacional, onde há uma necessidade de profissionais interessados e a consequente carência destes profissionais no ambiente escolar.

Segundo a legislação  vigente na educação,  o Psicólogo ainda é um profissional “dispensável”, não pertencendo oficialmente ao corpo de funcionários da escola, ficando a escola livre para contratar ou não este profissional.

O estágio proporcionou uma maior reflexão do papel do psicólogo escolar, que tem como função principal a promoção da saúde bio-psico-social dos que fazem a escola, e para isto o psicólogo poderá trabalhar com os inúmeros grupos existentes na escola – grupos de alunos, de professores, equipe técnica, dentre outros.

As perspectivas de atuação são as mais variadas já que se trata de um ambiente dinâmico, dando ao profissional a oportunidade de utilizar sua criatividade, fazendo jus ao casamento da Psicologia e da Educação. Para uma boa atuação do Psicólogo no ambiente escolar se faz necessário um levantamento de dados e um diagnóstico institucional, para poder conhecer a instituição em si, os seus componentes e pontos emergenciais a serem ajustados e devidamente aprimorados.

O psicólogo precisa ser visto como agente de mudanças dentro da instituição pois irá funcionar como elemento catalisador de relações e conscientizados dos papéis representados pelos vários grupos participantes do projeto. O psicólogo irá dialogar com o pedagogo colaborando nas formações continuadas dos professores, abordando temas que contribuem para formação dos alunos no ensino médio e suas aprendizagens, desenvolvimento interpessoal entre outros.

Através deste trabalho foram plantadas sementes de novos olhares no grupo com relação ao seu comportamento e a sua forma de se comunicar e se integrar


expondo, assim, a importância e a enorme contribuição da Psicologia Escolar e Educacional dentro de uma instituição de ensino.

2 Justificativa

O Projeto de Estágio é um importante instrumento para aplicar o trabalho desenvolvido no estágio de Psicologia Escolar e Educacional, pois é uma peça fundamental do estágio curricular obrigatório como pré-requisito para a formação do psicólogo. A prática numa Instituição Escolar possibilita ao graduando uma experiência teórico-vivencial de grande valor para a formação do profissional de Psicologia competente e capacitado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (289.1 Kb)   docx (185.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com