TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Por:   •  13/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.079 Palavras (9 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 9

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

PSICOLOGIA

ANA FLAVIA DE CAMPOS FACINA

ANDRE COSTA CARVALHO
GIOVANNA LYSSA OLIVEIRA ANTUNES

ISABELLA ARENA DA SILVA

LARISSA EDUARDA RODRIGUES VANTROBA

MÁBIA AP. ANTUNES DE CAMARGO

MARIELLI RABELLO ROSA

NATHALIA CAROLINE VAZ

TATIANE CRISTINA DRUZIAN

TRABALHO DE PESQUISA E IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETO AMBIENTAL

SOROCABA

2017


UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

PSICOLOGIA

ANA FLAVIA DE CAMPOS FACINA  RA: D215ED-5

ANDRE COSTA CARVALHO  RA: B5229I-1
GIOVANNA LYSSA OLIVEIRA ANTUNES  RA: D28062-2

ISABELLA ARENA DA SILVA  RA: D16EAC-8

LARISSA EDUARDA RODRIGUES VANTROBA  RA: D2913J-1

MÁBIA AP. ANTUNES DE CAMARGO  RA: C40HII-1

MARIELLI RABELLO ROSA RA: N15641-4

NATHALIA CAROLINE VAZ  RA: D1706J-1

TATIANE CRISTINA DRUZIAN  RA: D282DB-0

TRABALHO DE PESQUISA E IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETO AMBIENTAL

Trabalho de pesquisa e implementação de projeto para conter impacto ambiental causado pelo papel, da matéria de Educação Ambiental apresentado a UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA de Sorocaba, Psicologia.

Professor: Welber Senteio Smith

SOROCABA
2017

ÍNDICE

INTRODUÇÃO4

OBJETIVO5

PROBLEMATICA 6

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO 7

METODOLOGIA9

CRONOGRAMA GERAL11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS12


INTRODUÇÃO

Através dos séculos o ser humano modificou e modelou o espaço que vive inúmeras vezes. Em grande parte delas, de modo que se beneficiasse sem pensar no bem coletivo ou em sua relação homem e natureza, sem repor as matérias primas extraídas ou no impacto que causou nos espaços naturais.

Dessa forma identificamos em uma empresa um fator importante de impacto ambiental: o uso desenfreado de papel.

O papel é um dos materiais mais versáteis e utilizados no dia a dia, o seu processo de fabricação inclui o corte de inúmeras arvores e por exemplo, para produzir 1 tonelada de papel são necessárias 2 a 3 toneladas de madeira, uma quantidade de água muito grande (mais do que qualquer outra atividade industrial), e muita energia (está em quinto lugar na lista das que mais consomem energia).

Além do uso de produtos químicos altamente tóxicos na separação e no branqueamento da celulose e que também representa um sério risco para a saúde humana e para o meio ambiente - comprometendo a qualidade da água, do solo e dos alimentos definição dos problemas ambientais causados pela indústria de celulose - disponível no IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e no Site <http://www.ecolnews.com.br/papel.htm> acesso em 06 de Abril de 2017).

O papel é utilizado no mundo inteiro e corresponde a aproximadamente 20% dos resíduos produzidos pelo brasileiro de acordo com artigo disponível em <http://www.recicloteca.org.br > e acessado em 01 de Abril de 2017. No atual cenário considerado como “Era Digital”, sua produção e consumo para impressão e escrita praticamente dobrou nos últimos dez anos (1993-2003) segundo pesquisa da ABRE (Associação Brasileira de Embalagem).

Acreditamos que o estudo desse caso é importante para que entenda-se que o consumo desenfreado tem resultado e consequências graves ao planeta e as pessoas que vivem nele. E que além disso pequenas mudanças de comportamentos podem significar transformações nos espaços físicos, melhoria de qualidade dentro do ambiente de trabalho, economia, maior custo beneficio e dentro de uma grande organização um menor impacto ambiental.

OBJETIVO

Através dos dados expostos anteriormente identificamos uma necessidade de aprimorar um projeto existente em uma determinada empresa e que visa a redução e reutilização do papel em sua rotina administrativa.

Nosso trabalho tem como objetivo auxiliar em uma compreensão melhor do problema. Visamos além das mudanças no espaço físico, uma reflexão sobre a importância de contribuir com esse projeto e de que é imprescindível a participação todos os colaboradores, e que sua mudança nos hábitos e na rotina de trabalho posteriormente irão ser reavaliadas pelos mesmos e modificarão até mesmo em seu próprio padrão de vida – de forma que a redução de material utilizado combinado com a consciência dos impactos ambientais, estimula uma reflexão se existe uma real necessidade de se comprar/consumir algo, ou se não tem a possibilidade de se reutilizar ou até mesmo reciclar aquele material.


PROBLEMATICA

Na empresa que estamos realizando o projeto já existe uma iniciativa de reutilização de papel, no entanto é apenas um setor que se dispõe a essa responsabilidade.

O setor utiliza em média 1200 impressões por mês de acordo com as necessidades de suas atividades administrativas e observando o quanto de papel é gasto pensou em uma medida de reutilização de papel.

Através dessa medida faz blocos de anotações para utilizar em sua rotina, todos os colaboradores do setor utilizam desses blocos e ao final de cada bloco reutilizado existe mais um processo: o de reciclagem que é de responsabilidade da empresa. Para isso os papeis reutilizados são picotados e separados para o seu posterior recolhimento.

No entanto identificamos alguns problemas para a execução do projeto, pois, não há lugares próprios para o armazenamento desses papeis já em estado de uso, como segue abaixo em anexo a imagem:

[pic 1]

Como se pode observar as pilhas formadas pelas folhas ocupam um grande espaço nas mesas, poluem visualmente o ambiente.

Identificamos também a necessidade de organizar esses papeis em: “Reutilizáveis ou Não- Reutilizáveis”, pois, como se trata de uma empresa, alguns papéis são documentos confidenciais e devem ser descartados corretamente através da fragmentadora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (306.3 Kb)   docx (199.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com