TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Por:   •  28/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 4

        PROJETO DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

JUSTIFICATIVA

Segundo Bueno (2009 p. 33) “a adolescência é um período de transição em que há o desprendimento da infância e a entrada progressiva no mundo e no papel adulto, no qual ocorrem crises e transformações biológicas, cognitivas e psicológicas”.

Devido a esse período conturbado próprio dessa fase do desenvolvimento humano, e na sociedade capitalista ao qual está inserido faz com que o adolescente tenha que assumir papéis importantes, que talvez tenham que desempenhar pelo resto de sua vida, como por exemplo, a escolha profissional. Sendo assim a orientação profissional assume sua importânciaenquanto uma “tarefa social destinada a guiar os indivíduos na escolha adequada de uma profissão, de tal modo que possam exercê-la com êxito e satisfação pessoal” (PIERON, 1993, p. 385 apud NEIVA, 2007).

Neiva (2007 p. 39) aponta que “o processo de identidade vocacional-ocupacional é parte do processo de identidade pessoal e está regido pelas mesmas leis e dificuldades deste último”. Desta forma, esse projeto se justifica à medida em que se entende a dificuldade do adolescente estabelecer sua identidade profissional/pessoal, cabendo ao orientador profissional facilitar esse processo da escolha.

OBJETIVOS GERAIS

Promover a auto-percepção, a tomada de consciência sobre aspectos de sua realidade viabilizando as possibilidades profissionais existentes e ampliar os ampliar os recursos desses adolescentes para a tomada de decisão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Auxiliar o adolescente na descoberta de sua identidade vocacional.

Possibilitar trocas de experiência em grupo sobre escolha profissional.

Explicitar os aspectos internos e externos que possam nortear o processo de escolha do adolescente.

Conscientizar sobre a realidade social, econômica, educacional e maturacional que compreende o contexto que o adolescente está inserido.

Informar aos adolescentes as possíveis profissões a serem exploradas.

PÚBLICO

Estudantes do 1º ano do Ensino Médio.

PERÍODO DE EXECUÇÃO

Serão realizadas quatro intervenções com um intervalo de aproximadamente uma semana entre elas.

METODOLOGIA

Os encontros terão como base a formação de grupos operativos introduzido por Pichon-Rivière (1982, citado por NEIVA, 2007 p. 30), que visão a aplicação da modalidade clínica em instituições.

O grupo será formado de acordo com a turma disponibilizada, para a realização do trabalho, que ocorrerá nos períodos da manhã. O conteúdo a ser trabalhado será dividido entre as quatro intervenções, onde a primeira consistirá na apresentação da proposta do projeto, bem como a explicação do papel do psicólogo na orientação vocacional. Num segundo momento desta primeira etapa será feia a aplicação de uma atividade cujo objetivo é promover o autoconhecimento desses adolescentes sobre suas potencialidades, habilidades, interesses e dificuldades.

A segunda intervenção consistirá na apresentação de um vídeo de curta metragem que mostra a realidade da educação brasileira, e posteriormente será aberta uma discussão sobre o vídeo e sobre a realidade mais específica desses adolescentes, suas percepções e críticas acerca do assunto.

Na terceira intervenção será aplicado um teste vocacional para um levantamento de dados de forma que irá facilitar aos adolescentes em suas escolhas profissionais.

A quarta e última intervenção será realizada a devolutiva aos adolescentes sobre os resultados do projeto.

ATIVIDADES

As atividades que viabilizarão o desenvolvimento das intervenções são: atividades de autoconhecimento, exercícios de reflexões e teste vocacional.

RECURSOS MATERIAIS

Recursos como: salas, cadeiras e salas de multimídia serão de reponsabilidade da escola. Os demais recursos serão disponibilizados pelas autoras do projeto.  

AVALIAÇÃO

Ao final de cada intervenção serão feitos CAV’s, ciclos de aprendizagens vivenciais, com o intuito de proporcionar as trocas de experiências e também o que foi assimilado pelos adolescentes. E na última intervenção eles receberão as devolutivas referentes aos testes e será feita uma discussão sobre o processo em si, o que proporcionou para a vida deles, aspectos positivos e negativos diante do trabalho realizado, bem como sugestões para projetos posteriores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (111.6 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com