TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A PROPOSTA PEDAGÓGICA

Por:   •  13/12/2016  •  Relatório de pesquisa  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

4. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E A PROPOSTA PEDAGÓGICA, O QUE É, E SEU PAPEL N EDUCAÇÃO INFANTIL

A Proposta Pedagógica é a identidade da instituição educativa e deve ser o “retrato” do estabelecimento de ensino, dos seus educadores, das crianças e das famílias que a freqüentam, revela o seu contexto, sua história, seus sonhos, seus desejos, suas crenças, seus valores, suas concepções e, a partir disso os princípios e diretrizes que orientam a ação de cuidar e educar. Revela suas formas de organização, planejamento, avaliação e suas articulações. Uma vez que o processo de constituição de identidade é dinâmico, a Proposta Pedagógica de uma instituição está sempre num movimento de construção e reconstrução.

Neste sentido, este documento refere-se à sistematização, através de alguma forma de registro, de todos os aspectos que constituem a identidade de uma instituição educativa.

Este documento explicita propósitos através da definição de objetivos e metas, e, que para concretizá-los, prevê formas de organização e gestão do trabalho de cuidar e educar as crianças, que devem estar estreitamente relacionadas ao regimento da instituição. Assim a proposta, é um documento que trata da organização dos espaços da instituição, dos tempos, dos equipamentos, materiais, e das condições de trabalhos dos profissionais, da sua formação, das relações e articulações que se estabelecem entre todos os envolvidos, bem como da organização das crianças, dos eixos e aspectos a serem trabalhados, das metodologias e instrumentos de trabalhos.

A Instituição da Educação Infantil, ao se organizar para a elaboração de sua Proposta Pedagógica não pode, por um lado, perder de vista a história que a constituiu, com todos os seus acúmulos, avanços e dificuldades; por outro, não deixar de considerar as normas emanadas do poder público, fruto de história de lutas e reivindicações de diferentes grupos da sociedade civil organizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com