TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÉ-PROJETO DE PESQUISA

Por:   •  10/5/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.987 Palavras (8 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 8

PRÉ-PROJETO DE PESQUISA


Nome: Karla Beatriz Ferreira Santos Oliveira

Curso: Psicologia

Tema:  

A atuação do profissional Psicólogo na saúde mental em tempos de Pandemia do Covid-19 .

Problema:

Quais intervenções o psicólogo pode realizar com as pessoas com estresse pós-traumático, ocasionados pela Pandemia Covid-19?

Objetivo geral:

Propor um plano de intervenção para minimizar o estresse pós-traumático e suas repercussões na vida das pessoas.

Objetivos específicos:

Estabelecer estratégias para serem aplicadas nos pacientes com estresse pós-traumático.

Avaliar o resultado das estratégias aplicadas nos pacientes com estresse pós-traumático.

JUSTIFICATIVA

A pandemia do Coranavírus é uma novidade na ciência, há muito pouco descrito na literatura sobre os seus efeitos negativos na saúde mental, fazendo-se necessário a realização de pesquisas e publicações desse tema.

A população vem sofrendo com aumento do nível de ansiedade, depressão, estresse, tristeza, desamparo ocasionados pelo isolamento social, pelas inúmeras informações que são repassadas, chegando muitas vezes de maneira sensacionalista e sem fundamentação científica; além disso vivenciar o adoecimento ou perda de amigos e entes queridos, acentuam esse sofrimento mental, exigindo ações do psicológo para manutenção a saúde mental.        

A justificativa desse projeto se faz pela necessidade discutir como o psicológo vai atuar durante a fase de pós-traumática causada pela pandemia do Covid 19.

CONTEXTUALIZAÇÃO

A rápida disseminação do novo coronavírus por todo o mundo, as incertezas sobre como controlar a doença e sobre sua gravidade, além da imprevisibilidade acerca do tempo de duração da pandemia e dos seus desdobramentos, caracterizam-se como fatores de risco à saúde mental da população geral (Zandifar & Badrfam, 2020).

A rotina diária e os planos  foram alterados, o homem perdeu a autonomia e o poder de planejamento do futuro. A todo momento há uma orientação diferente das autoridades sanitárias, que para grande parte da população é difícil entendimento e compreensão. Sendo ainda contrapostas por diversos fake news que geram alarmes e contribuem para condutas inapropriadas quanto à prevenção, tratamento da infecção do Covid –19.

Como já estudamos ao longo da história da humanidade, as pandemias colocam as pessoas em estado de alerta, desencadeando muitas sensações e sintomas, como nervosismo, incerteza, preocupação, medo do porvir. A pandemia portanto ocasiona sintomas psiquicos doentios.

As medidas de isolamento social utilizada para conter o cantágio  do coranavírus, moficaram a modalidade de atendimento terapêutico, que deixou ser presencial, sendo substituido pelo on line. O atendimento on line é permitido pelo CRP através da resolução n. 11/2018.

-Desafios do atendimento on line;

-Acesso a população ao atendimeto on line;

-Benefícios do atendimento on line.

Vivemos em uma sociedade em que fazer terapia é pouco acessível a população em geral, além disso existe uma dificuldade de aceitação da necessidade de acompanhamento psicológico, são paradigmas que giram em torno da psicologia.Não existem também um trabalho de políticas publicas de saúde que incluam a saúde mental como parte da atenção primária a saúde, acessível à todos.

 Necessário a realização de pesquisas que possam dar embasamento científico, para que haja nesse momento de crise na saúde, a inclusão prioritária da psicologia na assistência a saúde mental de maneira acessível e capacitação desses profissionais para atendimentos em modalidades alternativas.

REVISÃO DE LITERATURA

A revisão narrativa da literatura pode favorecer reflexões sobre a pandemia do novo coronavírus, por se tratar de problemática emergente, que demanda resposta rápida e efetiva – e que tem sido dada por cientistas e profissionais da saúde em todo o mundo, cujos esforços têm gerado novas publicações diariamente. Nesse sentido, a busca por materiais ocorreu por meio de sucessivas consultas a bases de dados e portais de pesquisa (Science Direct, PubMed, Scientific Electronic Library Online e Google Scholar), em diferentes dias do mês de março de 2020, com uso de descritores como “coronavirus”, “COVID-19”, “mental health”, “psychological impact” e “psychological interventions”. Também foram pesquisados sites de organizações ligadas à área da saúde e à Psicologia, em diferentes países, na perspectiva de buscar os conhecimentos mais recentes ligados à COVID-19.

De maneira geral, durante as pandemias, a saúde física das pessoas e o combate ao agente patogênico são prioridades de atenção de gestores e profissionais da saúde, de modo que as implicações sobre a saúde mental tendem a ser negligenciadas ou subestimadas (). Contudo, medidas adotadas para reduzir as implicações psicológicas da pandemia não podem ser desprezadas neste momento (Brooks et al., 2020; Xiao, 2020). Se isso ocorre, geram-se lacunas importantes no enfrentamento dos desdobramentos negativos associados à doença, o que não é desejável, sobretudo porque as implicações psicológicas podem ser mais duradouras e prevalentes que o próprio acometimento pela COVID-19, com ressonância em diferentes setores da sociedade (Ornell et al., 2020).

As pesquisas vem mostrando que o medo do adoecimento por um vírus potencialmente fatal, de rápida disseminação, cujas origens, natureza e curso ainda estão sendo estudadas, acaba por afetar o bem-estar psicológico de muitas pessoas. A depressão, ansiedade e estresse diante da pandemia têm sido identificados na população geral e, em particular, nos profissionais da saúde (Zhang et al., 2020a). Ademais, casos de suicídio potencialmente ligados às implicações psicológicas da COVID-19 também já foram reportados em alguns países como Coreia do Sul () e Índia ().

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (128.3 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com