TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Trabalho Universitário: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  4.310 Palavras (18 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 18

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade apresentar conceitos da Psicologia, seus benefícios, sua mudanças, seus pensamentos, a capacidade que o ser humano tem em desenvolver habilidade: ler, escrever, dançar, fazer consertos, brincar e etc. Descrever os métodos de investigação propostos pelos grandes psicólogos, visando levar a todos a uma melhor compreensão do comportamento humano.

Teorias que são usadas na aprendizagem terão consequências de comportamentos, e haverá uma conexão entre estímulos e resposta. Teorias cognitivas definem a aprendizagem como um processo de relação do sujeito, com o mundo externo e que tem consequências nos planos organizados e interno do conhecimento.

A aprendizagem é o processo através do qual a criança se apropria ativamente do conteúdo da experiência humana, daquilo que o seu grupo social conhece. Para que a criança aprenda, ela necessitará interagir com outros seres humanos, especialmente com os adultos e com outras crianças mais experientes. Nas inúmeras interações em que envolve desde o nascimento, a criança vai gradativamente ampliando suas formas de lidar com o mundo e vai construindo significados para as suas ações e para as experiências que vivem. Com o uso da linguagem, esses significados ganham maior abrangência, dando origem a conceitos, ou seja, significados partilhados por grande parte do grupo social. A linguagem, além disso. Irá integrar-se ao pensamento, formando uma importante base sobre a qual se desenvolverá o funcionamento intelectual. O pensamento pode ser entendido, desta forma, como um diálogo interiorizado.

Enfim, entendemos que Psicologia da Aprendizagem, aplicada à educação e ao ensino, busca mostrar como, através da interação entre professor e alunos, é possível a aquisição do saber e da cultura acumulados.

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget).

ETAPA I

A PSICOLOGIA PRESENTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Desde o tempo de Platão e Aristóteles, têm, aparecido estudos e teorias sobre a mente humana, mas a Psicologia só foi considerada ciência no fim do século XIX, quando os estudiosos empregaram métodos de observação cuidadosos e sistemáticos.

A palavra psicologia é formada de duas palavras gregas: psique que significa alma, e logos, que significa estudo, ciência. Portanto, etimologicamente, Psicologia significa estudo da alma. Com o passar do tempo à palavra psicologia tem sido usada para indicar o estudo da alma, da mente e/ou do comportamento. Atualmente, para a maioria dos psicólogos, indica o estudo do comportamento dos organismos vivo, como: andar, falar, correr, gritar, estudar, aprender, esquecer, gostar, odiar, amar, trabalhar e brincar.

A contribuição da psicologia para a educação é fornecer subsídios para desenvolvimento e elaboração do planejamento Curricular da Escola, nas várias modalidades de ensino, tais como: na Educação infantil; no Ensino Básico Fundamental da 1ª á 8ª série; no Ensino Médio; na EJA; na Educação Especial; na Educação Inclusiva. Permitindo uma maior compreensão e conhecimento acerca das diversas fases do desenvolvimento do ser humano, e um melhor entendimento sobre a aprendizagem e das condições que a torna mais eficiente e fácil de ser assimilada, compreendida.

Na Educação Infantil, ajuda no planejamento e na dinâmica das atividades infantis a serem desenvolvidas e permite o conhecimento e a compreensão do desenvolvimento da criança nas diferentes fases: fase sensório-motora, fase sócio afetiva, fase simbólica e na fase cognitiva. Nas demais modalidades de ensino, a contribuição se mostra ao subsidiar o planejamento das propostas de atividades curriculares com o objetivo de orientar a exploração, a descoberta e a construção de noções, isto é, o desenvolvimento e o conhecimento do mundo físico e social da língua, da matemática, das ciências naturais e sociais que são os eixos básicos da função pedagógica na escola.

A expressão, tanto verbal como corporal, que a criança, o adolescente e o adulto manifestam através do dialogo, das atividades, das brincadeiras e dos jogos, são fundamentais para ampliar seus conhecimentos, fornecendo uma base sólida para o processo de socialização e construção da linguagem oral e escrita. É através das relações, enfrentando desafios e interagindo uns com os outros e com o meio ambiente, que os indivíduos desenvolvem seus pensamentos intelectuais.

Um fenômeno tão complexo quanto à aprendizagem foi estudado sob diversos prismas: uns enfatizaram o aspecto motivação para aprender, outros realçaram o produto da aprendizagem, e outros, ainda o processo. Assim é que as investigações sobre a aprendizagem deram origem a vários modelos. É possível distinguir, pelo menos, dois modelos de teorias de aprendizagem: no modelo associacionista, a aprendizagem é concebida como estabelecimento de uma ligação entre estímulo e resposta, destaca-se o condicionamento clássico de Pavlov e o condicionamento operante de Skinner. No modelo cognitivista, a aprendizagem é a reestruturação cognitiva de situações problemáticas, destaca-se Gestalt clássica, Piaget e Vygotsky.

Os processos de aprendizagem desempenham um papel central no desenvolvimento humano. O principal mediador desse processo é o próprio aprendiz. A importância da Psicologia no processo ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem e participam definidos como âmbitos educativos.

Recai sobre o educador o compromisso de aperfeiçoamento profissional, de renovação dos paradigmas norteadores de sua ação para acolher a dimensão individual, particular e psicossocial do aprendiz, sendo resultantes desse diálogo entre as três instâncias, que são: a realidade de quem aprende, a realidade do objeto a ser aprendido e a realidade de quem ensina. Tal entendimento fundamenta e justifica a preocupação em pensar e promover o repensar das práticas pedagógicas instituídas, como sendo uma condição necessária para que essas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com