TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Pesquisas Acadêmicas: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  3.854 Palavras (16 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

NOME DA ALUNA : KATIA REGIANE NASCIMENTO RA: 394367

NOME DA ALUNA: ANDREIA ROQUE SOARES RA: 384713

NOME DA ALUNA : JOCELIA DE CARVALHO ALVES RA: 383672

NOME DA ALUNA : ROSELIA TEREZINHA DO N. FLORES RA: 378290

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática”, sob orientação do professor-tutor a distância Profª HELENROSE A. DA S. PEDROSO COELHO

SANTO ÂNGELO - RS

2013

QUAL A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA PARA A PEDAGOGIA?

A partir do século XX a Pedagogia começou a receber influência mais direta dos estudos da Biologia, da Psicologia e da Sociologia, estas ciências trouxeram contribuições fundamentais para o desenvolvimento de uma compreensão mais objetiva sobre o comportamento humano em seus aspectos físicos, intelectuais e afetivos.

Estas ciências trouxeram um conhecimento maior sobre as diferenças individuais, as necessidades infantis, o mecanismo da motivação da aprendizagem e a importância dos fatores ambientais e sociais na vida do ser humano. Visto que, a aprendizagem é um processo fundamental para a vida humana, em suas sociedades organizam meios para torná-la mais eficiente através dos contextos educativos.

Considerando grandes matrizes teóricas da Psicologia que em suas elaborações apoiam as diferentes visões do homem em sua busca de aprender o mundo, acaba por se tornar um fenômeno tão complexo quanto o da aprendizagem estudado sobre diversos prismas, uns enfatizaram o aspecto da motivação para aprender, outros realçaram o produto da aprendizagem, outros o processo e assim as investigações deram origem a vários modelos de ensino.

Na Psicologia se encontra os subsídios que o professor precisa para desenvolver conhecimentos e habilidades, além de competências, atitudes e valores que o possibilitem construir seus saberes e fazeres docentes. A partir das necessidades e desafios que o ensino como prática social coloca no cotidiano, possibilita a investigação da própria atividade, construindo e transformando o processo de sua identidade como professor.

Transmitir o conhecimento é desempenhar também à função de formador da personalidade no processo de ensino aprendizagem sendo o aluno sujeito ativo na própria formação e desenvolvimento intelectual, afetivo e social.

O professor faz um papel de mediador neste processo favorecendo e propiciando a inter-relação (encontro/confronto) entre o sujeito (aluno) e o objeto de seu conhecimento (conteúdo escolar), nessa mediação o saber é uma dimensão importante do seu processo de conhecimento (processo ensino aprendizagem).

O objetivo maior do ensino é a construção do conhecimento pelo aluno de modo que todas as ações devem estar voltadas para sua eficácia do ponto de vista dos resultados deste conhecimento e desenvolvimento.

Estas ações devem fazer parte do processo da atividade diante do meio extraescolar, a partir disto o aluno deve ser inserido nos conteúdos escolares em numa relação ativa, espécie de desafio que o leve a um desejo de aprender.

Esta aliança entre Educação e a Psicologia é incontestável e bastante antiga, e busca até hoje respostas sobre como se aprende, quem é o sujeito da aprendizagem, como se deve ensinar, levando em conta as características psicológicas dos alunos, se é ou não válido aplicar punições ou prêmios, qual é a importância da informação no desenvolvimento humano, em que consiste o ato de comunicação, o que interessa e dá prazer ao aluno quanto ao aprendizado escolar.

A Psicologia vem mostrar como através da interação entre professor e aluno e entre os alunos é possível adquirir o saber e a cultura acumulados, por tanto o papel do professor nesse processo é fundamental, procurando estruturar condições para a ocorrência da ação recíproca docente e discente com o objeto de estudo levando à apropriação do conhecimento.

A psicologia no âmbito escolar deve também contribuir para melhorar as relações entre professores e alunos, além dos pais, direção e demais pessoas que interagem nesse ambiente, neste contexto a Psicologia possibilita uma visão mais abrangente dos processos educativos que se passam no contexto educacional, prepara os conteúdos a serem ensinados, e visa estabelecer outros e novos patamares para a compreensão de fatos que ocorrem no dia a dia da escola, uma reflexão conjunta para levantar estratégias que venham a sanar as dificuldades enfrentadas.

TEORIAS DA APRENDIZAGEM

Teorias Psicologia-aspectos conceituais Contribuições para o âmbito educacional

Teoria verbal significativa Conceito central da teoria da aprendizagem de David Ausubel tem como objetivo representar relações significativas entre conceito na forma de proposições, onde a mesma é constituída de dois ou mais termos unidos por palavras para formar uma construção autônoma de significados permitindo descobrir concepções ou interpretações não aceitas de um conceito. A aprendizagem significativa pode acontecer a partir de representações, conceitos ou proposições. Esta teoria modificou o foco do ensino do modelo estímulo - resposta - reforço para o modelo aprendizagem significativa mudança - conceptual-construtivismo.

Teoria genética da aprendizagem Teoria do desenvolvimento da inteligência foi desenvolvida pelo biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço Jean Piaget, e consiste em parte numa combinação até a adolescência. O conhecimento não é totalmente inerte ao próprio sujeito, mas sim construído através da interação do sujeito com seu meio, partindo de estruturas já existentes. Assim sendo a aquisição de conhecimentos depende tanto das estruturas cognitivas do sujeito como da relação dele (sujeito) com o objeto. As pesquisas focalizam a gênese de nossas condutas, das noções que adquirimos e das funções psicológicas de que dispomos desde o nascimento, até a constituição madura no adulto, chegando inclusive ao conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com